DIVERSIFICAÇÃO DOS PROCESSOS DE RECOLHA DE INFORMAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO turma t1
Apresentação
No atual contexto de implementação do projeto do “Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA)” urge capacitar os docentes na operacionalização da avaliação pedagógica de e para as aprendizagens. Compreender os processos de recolha de informação enquanto toda e qualquer ação ou dinâmica de trabalho, formal ou informal, não estruturada ou estruturada, que se desenvolve para obter dados acerca das aprendizagens e das competências dos alunos, implica distinguir os significados de técnicas e de instrumentos de avaliação. A tomada de consciência efetiva, com implicação direta nas práticas pedagógicas, da importância da diferenciação dos processos de recolha de informação é determinante para o sucesso de qualidade de cada aluno/a e de todos/as alunos/as no âmbito da educação inclusiva.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Conteúdos
Diversificação dos processos de recolha de informação no âmbito da educação inclusiva; • Processos de recolha de informação – clarificação conceptual; • Importância do planeamento e do trabalho colaborativo entre docentes a nível de departamento e de conselhos de turma/ano; Exemplos/partilha de práticas e reflexão.
Observações
Pasta 29 ACD Separador 20
Formador
Mafalda Cristina Gomes Sousa Guerreiro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-02-2023 (Quarta-feira) | 15:30 - 18:30 | 3:00 | Presencial |