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ACD - CRITÉRIOS E DESCRITORES DE DESEMPENHO - ENSINAR-APRENDER-AVALIAR turma T1

Apresentação

No atual contexto de implementação do projeto do “Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA)” urge capacitar os docentes na operacionalização da avaliação pedagógica de e para as aprendizagens. No âmbito da avaliação Criterial os critérios e os descritores dos níveis de desempenho são bastante relevantes para que os alunos compreendam o que é expectável que aprendam e o que é tido em conta na avaliação formativa e sumativa do seu trabalho. É a partir dos critérios e dos descritores dos níveis de desempenho que se pode distribuir feedback de elevada qualidade a todos os alunos, no âmbito da avaliação de para as aprendizagens- avaliação formativa enquanto modalidade principal da avaliação. Assim, importa reforçar que os critérios e as descrições de desempenho são afirmações que se produzem a partir de elementos curriculares indispensáveis - Aprendizagens Essenciais, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória - e que identificam o que se consideram ser as características ou os atributos que o desempenho dos alunos deve ter quando estão a trabalhar numa dada tarefa de avaliação.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Conteúdos

Avaliação Criterial – potencialidades no sucesso de qualidade dos/as alunos/as; • Critérios e descritores de desempenho – clarificação conceptual; • Relação critérios / descritores de desempenho; • Procedimentos em avaliação pedagógica – diferenciação de processos avaliativos e adequação de critérios e descritores de desempenhos às atividades/tarefas propostas; • Exemplos/partilha de práticas e reflexão.

Observações

Pasta 29 ACD Separador 21

Formador

Mafalda Cristina Gomes Sousa Guerreiro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-03-2023 (Quarta-feira) 15:30 - 18:30 3:00 Presencial
Início: 08-03-2023
Fim: 08-03-2023
Acreditação: Registo 251 CD nº36 28.02.2023
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Agrupamento Dr. Francisco Fernandes Lopes- 14.30/17.30