A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO turma T1
Apresentação
No atual contexto de implementação do projeto do “Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA)” urge capacitar os docentes na operacionalização da avaliação pedagógica de e para as aprendizagens. No âmbito da escola inclusiva urge discutir e refletir sobre a mudança da participação dos alunos no processo de ensino-aprendizagem: o que é? como deve ser? quais as vantagens? quando ocorre? onde acontece’? como ocorre? Neste contexto a autoavaliação dos alunos deve assumir-se como uma prática diária através da qual, por referência a critérios de avaliação e com o apoio do professor, os alunos serão capazes de compreender as suas dificuldades (feed back) e propor soluções para as resolver (feed forward).
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Conteúdos
Participação dos alunos - o que é? como deve ser? quais as vantagens? quando ocorre? onde acontece’? como ocorre? • A participação dos alunos como um processo: contínuo, progressivo, diferenciado e criterial • Autoavaliação dos alunos – clarificação conceptual e potencialidades numa avaliação formativa Criterial • Exemplos/partilha de práticas e reflexão.
Observações
Pasta 29 ACD Separador 21A
Formador
Mafalda Cristina Gomes Sousa Guerreiro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 15-05-2023 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |