ROTEIRO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM LITERACIA DE SAUDE MENTAL POSITIVA- PARTE II turma T1
Apresentação
A Promoção da Saúde Mental é um tema atual e pertinente nas Agendas Políticas de organismos internacionais , tais como OMS, ONU, UNESCO, e, também, a nível de Programas Nacionais, com parcerias estabelecidas, principalmente, entre os Ministérios da Saúde e da Educação. A ação de formação aqui proposta vai ao encontro destas preocupações, propondo atingir os seguintes Objetivos: • Criar um espaço de motivação pessoal e de expetativa profissional, mostrando os benefícios de uma tomada de consciência sobre a importante ligação entre “Saúde Mental Positiva” , “Competências Emocionais” e “Profissionalidade Docente”; • Tornar claro que a aquisição e domínio de competências identitárias pessoais/socioemocionais são uma enorme mais valia para a promoção da saude mental; • Trabalhar as competências identitárias pessoais/socioemocionais a partir do modelo/roteiro de Teresa Luch; • Criar condições metodológicas para a elaboração de um “Guião Socioemocional do Professor”, que será um instrumento de apoio na consolidação das competências identitárias pessoais/socioemocionais; • Apoiar o professor na mobilização/transferência das competências trabalhadas, para as integrar na sua prática docente, como gestor de curriculum e mediador do processo de aprendizagem.
Destinatários
Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores do 2º Ciclo;Professores do 1º Ciclo;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores do 2º Ciclo;Professores do 1º Ciclo;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Esta ação procurará ser um espaço de motivação, reflexão, aprofundamento, partilha. O foco principal, a promoção da saúde mental, confronta – se com os constantes desafios e exigências que se colocam aos professores. Como fazer, então, um percurso sólido e significativo? Vamos procurar percorrer, juntos, este caminho de procura, reflexão e aplicação.
Conteúdos
Literacia da Saúde Mental Positiva”, “Modelo Multifatorial de Teresa Luch”, “Literacia Emocional” e “Profissionalidade Docente” – um caminho para a promoção da Saúde Mental; Os normativos de referência em educação como estrutura orientadora da abordagem às competências pessoais/socioemocionais
Metodologias
competências científicas - “mobilização de literacias diversas”, “promoção de conhecimento científico”; • competências pedagógicas e didáticas – “gestão integrada de conhecimento, trabalho interdisciplinar”; • competência comunicacional – “domínio de técnicas de exposição e argumentação”; • competência identitária pessoal/socioemocional – “capacidade de trabalhar cooperativamente e com autonomia”. (fonte: Decreto Lei nº 55/2018).
Observações
Pasta 29 ACD Separador 18
Formador
Miriam Josefina Rodrigues Aço
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 30-11-2022 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |