OPERACIONALIZAÇÃO DAS PRÁTICAS DE FEEDBACK NUMA AVALIAÇÃO DE E PARA AS APRENDIZAGENS turma T1
Apresentação
O feedback é uma das competências centrais e mais poderosas que o professor deve dominar para garantir uma avaliação formativa com impacto positivo nas aprendizagens dos alunos. A investigação e as práticas têm demonstrado, porém, que, sendo central no âmbito de uma avaliação formativa e orientada para as aprendizagens, nem todo o feedback é eficaz e induz efeitos positivos. Na realidade, o feedback tanto pode ser uma poderosa estratégia ao serviço das aprendizagens, como um sério obstáculo a que as mesmas ocorram, originando até consequências contraproducentes. Pretende-se com esta Oficina que os professores possam refletir sobre a forma como os seus alunos recebem o feedback, o compreendem e o utilizam em prol da melhoria das suas aprendizagens.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
• Que os docentes que frequentarem a oficina se possam apropriar, pela realização de pequenas atividades com os seus alunos, do uso do feedback em contexto escolar – no que se refere à organização das estratégias de feedback quanto à forma, ao conteúdo, ao tempo, à quantidade, ao modo e à audiência; • Que possam compreender, pela experimentação, que o feedback que é fornecido no âmbito da avaliação formativa se torna fundamental para a própria avaliação sumativa, a qual pode ser encarada e estruturada como um feedback de súmula, de balanço ou de ponto de situação numa escala temporal de média ou longa duração. • Que possam estruturar o feedback numa complementaridade de pelo menos, três componentes distintas: feed up, feed back e feed forward.
Conteúdos
1. Avaliação formativa e feedback 2.As componentes do feedback : feed up, feed back e feed forward 3.Estratégias de feedback quanto à forma e ao conteúdo - feedback de qualidade 4.Avaliação sumativa e feedback 5. Construção e materiais
Metodologias
Os formandos desenvolverão trabalho colaborativo, com o devido enquadramento teórico, em torno da construção de materiais para a implementação em contexto real de aprendizagem. Análise de textos e práticas, para uma resposta objetiva e operativa a questões como : qualidades do feedback numa lógica de avaliação para as aprendizagens, importância da complementaridade entre feed up, feed back e feed forward, compatibilidade (ou não) entre feedback (realização de comentários orais ou escritos, de natureza eminentemente qualitativa e descritiva, com o intuito de ajudar os alunos) e classificação (atribuição de notas)
Avaliação
Participação: (25%) – Nas tarefas de realização presencial conjunta Produtividade: (60%) – Qualidade dos materiais concretos para intervenção; - Aplicabilidade dos mesmos nas práticas/aplicação de novos meios processuais ou técnicos/produção em contexto; - Reflexão crítica escrita individual Socialização: (15%) – Partilha, cooperação/relacionamento interpessoal e prestação e integração de feedback
Bibliografia
Carvalho, C., Conboy, J., Santos, J., Fonseca, J., Tavares, D., Martins, D., Salema, M. H., Fiuza, E., & Gama, A. P. (2014). Escala de perceção dos alunos sobre o feedback dos professores: construção e validação. Laboratório de Psicologia, 12 (2), 113-124. [https://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/6368] Fernandes, D. (2004). Avaliação das aprendizagens: Uma agenda, muitos desafios. Cacém: Texto Editores. [http://repositorio.ul.pt/handle/10451/5509] Fernandes, D. (2011). Articulação da aprendizagem, da avaliação e do ensino: Questões teóricas, práticas e metodológicas. In J. M. De Ketele & M. P. Alves (Orgs.), Do currículo à avaliação, da avaliação ao currículo, pp. 131-142. Porto: Porto Editora. [http://repositorio.ul.pt/handle/10451/6988] Fernandes, D. (2011). Avaliar para melhorar as aprendizagens: Análise e discussão de algumas questões essenciais. In I. Fialho & H. Salgueiro (Eds.), Turma Mais e sucesso escolar: Contributos teóricos e práticos (pp. 81-107). Évora: Centro de Investigação em Educação e Psicologia. [http://repositorio.ul.pt/handle/10451/5664] Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho.
Observações
PASTA - Nº 22-2020 Separador 5 Turma 2 PASTA - Nº 24-2021 Separador 5 Turma 3
Formador
Mafalda Cristina Gomes Sousa Guerreiro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 11-01-2021 (Segunda-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Online síncrona |
2 | 18-01-2021 (Segunda-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Online síncrona |
3 | 03-02-2021 (Quarta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Online síncrona |
4 | 10-02-2021 (Quarta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Online síncrona |
5 | 22-02-2021 (Segunda-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online síncrona |