UMA BIBLIOTECA ILUSTRADA COM DANUTA WOJCIECHOWSKA turma T1
Apresentação
Nesta sessão, com uma parte teórica e outra prática, iremos explorar o livro ilustrado enquanto ferramenta artística. Que espaços educativos podem ser ampliados pelo contacto com o livro ilustrado? Será que o livro ilustrado pode ser uma maneira de complementar processos de aprendizagem? Quais as competências que são estimuladas através do contacto com um livro ilustrado cujo linguagem é fortemente criativa, poética e/ou artística? Como podemos utilizar este formato para abordar e aprofundar temáticas ligadas ao curriculum? No caso desta sessão, a temática incide sobre o oceano, tendo o livro como elemento estruturante de conteúdos e integrador de expressões. Podemos abordar questões de sustentabilidade da nossa vida quotidiana, num contexto e numa visão criativa?
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Conteúdos
De entre muitas obras desenvolvidads pela orientadora, o livro “Contar com o mar “ é um projeto que convida cada leitor a ser um autor, propondo pontos de partida para a exploração prática. Com este livro na mão iremos analisar propostas com linguagens visuais e conteúdos muito diversas. Iremos fazer experiências práticas para conhecer e experimentar trabalhar como artistas. Com os elementos base da arte, linhas, formas, cores, texturas, etc., vamos desenvolver as nossas capacidades de comunicação visual, traduzindo ideias em imagens e vice-versa, numa ambiente lúdico. Deste modo pretende-se que os participantes se tornam cada vez mais capazes de reconhecer as linguagens artísticas e a sua presença nos livros e o uso destes, como ponto de partida de para enriquecer a atividade educativa.
Observações
Pasta 29 ACD Separador 4
Formador
Danuta Rosa Wojciechowska
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 22-10-2022 (Sábado) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |