AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA - REFLEXÕES turma T1
Apresentação
Os objetivos, as diferentes tipologias e o papel dos diversos intervenientes no processo avaliativo dos alunos estão claramente plasmados nos Decretos-Lei 54 e 55 de 6 de julho e ainda na Portaria 223-A, visando primordialmente a melhoria das aprendizagens dos alunos. Para fomentar a reflexão, a clarificação conceptual e possibilitar que um maior número de docentes se aproprie dos conceitos estruturantes da avaliação pedagógica, tais como: integração curricular, destrinça entre avaliação formativa e a sumativa, avaliação referida a critérios, processos de recolha de informação, feedback, entre outros, propõe-se a concretização desta ACD que irá incluir momentos de esclarecimento de dúvidas, de modo a que os docentes participantes possam melhorar a sua didática quotidiana e com isso criar uma cultura sustentada de inovação pedagógica.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Conteúdos
Avaliação Pedagógica – Avaliação Formativa e Avaliação Sumativa, Feedback; Critérios de avaliação; Papel dos diferentes atores na avaliação
Observações
Pasta 29 ACD Separador 3
Formador
Eusébio André da Costa Machado
Maria Fernanda Sande Candeias
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 21-09-2022 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |