302

PROJETOS DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NO ÂMBITO DO CONHECIMENTO DO MUNDO E DO ESTUDO DO MEIO turma T1

Apresentação

As crianças devem ser envolvidas nos processos de descoberta da ciência em que se cultiva o raciocínio com base na evidência experimental ou outra, proporcionando-lhes o desenvolvimento de competências cognitivas que os torna aptos a resolver problemas e a serem criativos. A janela cognitiva que se abre na infância e se prolonga no 1º CEB deve ser observada como um contínuo de oportunidades para o desenvolvimento de competências no domínio da educação em ciências, num processo que se deseja flexível em termos curriculares e rico em estratégias promotoras de construção do conhecimento. Professores e educadores sensibilizados para paradigmas de construção do conhecimento com base num trabalho prático de cariz investigativo, poderão proporcionar às crianças o desenvolvimento e uso de capacidades de: observação; questionamento; planificação e condução de experiências; revisão de evidências à luz do que já se conhece; discussão e comunicação. Assumindo como ponto de partida o questionamento das ideias prévias sobre determinado conceito científico é possível promover a mudança concetual envolvendo professores/educadores e crianças no processo de descoberta e promoção intelectual. Pretende-se, nesta formação, envolver professores e educadores em projetos de intervenção didática de Educação em Ciências no âmbito do Conhecimento do Mundo e do Estudo do Meio, no sentido da valorização de uma transição centrada na criança e motivada pelo questionamento.

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo.

Objetivos

• Proporcionar dinâmicas de formação-ação-reflexão nos educadores de infância e professores do 1º ciclo com vista a uma prática pedagógica inovadora no domínio da educação em ciências. • Promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos educadores de infância e professores do 1º ciclo. • Promover a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências relacionadas com a aprendizagem científica e pedagógica em educação pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. • Promover nos formandos a análise e reflexão sobre a prática com base nas suas próprias conceções de ensino-aprendizagem. • Proporcionar situações que permitam aos profissionais educativos a reflexão sobre o modo como os (novos) conhecimentos e competências podem ser transferidos para as suas práticas.

Conteúdos

Os conteúdos ou Temas estão relacionados com os seguintes aspetos: - Transições: continuidades e descontinuidades, sendo este o tema norteador e aglutinador no horizonte deste curso. - Ambientes Educativos e suas Conexões: elemento estruturante da atividade pedagógica. - Desenvolvimento de processos investigativos em temáticas de ciências físicas e naturais; - Realização de experiências de desenvolvimento curricular em ciências físicas e naturais que contemplem a elaboração de tarefas que permitam utilizar materiais manipuláveis, tecnologias, bem como promover conexões entre diversos temas de ciências; - Promoção da interação das ciências com outas áreas do conhecimento; - Motivação dos educadores de infância e professores do 1.º CEB para a diferenciação e diversificação de métodos de ensino/aprendizagem; - Reflexão sobre a implementação de práticas pedagógicas inovadoras nas salas de aula; - Dinamização de comunidades de aprendizagem profissional, através do reforço de uma cultura de trabalho colaborativo e de partilha de experiências. - Preparação dos trabalhos finais. - Apresentação dos trabalhos e conclusão da formação

Avaliação

Participação nas sessões de trabalho presencial (10%); Desenvolvimento do trabalho e sua apresentação (50%); Relatório final de implementação (40%).

Bibliografia

Baptista , M. E. & Afonso, M. (2004). A aquisição de conhecimentos científicos e capacidades investigativas: Uma experiência pedagógica no pré-escolar. Revista de Educação, 12 (1), 25-39. Galvão, C. Reis, P., Freire. S., & Faria, C. (2011). Ensinar Ciências – Aprender Ciências. O contributo do Projeto Internacional PARSEL para tornar a Ciência relevante para os alunos. Porto: Porto Editora e Instituto de Educação Glauert, E. (2004). A ciência na educação de infância. In I. Siraj-Blatchford, Manual de desenvolvimento curricular para a educação de infância. (Capítulo 5). Lisboa: Texto Editora. Harlen, W. (2013). Evaluación y educación en ciencias baseada en la indadación: aspectos de la política y la práctica. In D. Bell, J. Dolin, P. Léna, S. Peers, X. Person, P. Row ell & E. Saltiel (Eds). Gee, K. A., & Wong, K. K. (2012). A cross national examination of inquiry and its relationship to student performance in science: Evidence from the Program for International Student Assessment (PISA) 2006. International Journal of Educational Research, 53, 303-318. doi:10.1016/j.ijer.2012.04.004

Observações

PASTA - Nº 27-2022 Separador 11

20/09/2022 - 17h00-18h00 27/09/2022 - 17h00-20h00 04/10/2022 - 17h00-20h00 11/10/2022 - 17h00-20h00 18/10/2022 - 17h00-20h00 25/10/2022 - 17h00-20h00 08/11/2022 - 17h00-20h00 15/11/2022 - 17h00-20h00 22/11/2022 - 17h00-20h00

Formador

Ana Cristina Hurtado de Matos Coelho

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 20-09-2022 (Terça-feira) 17:00 - 18:00 1:00 Presencial
2 27-09-2022 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
3 04-10-2022 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
4 11-10-2022 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
5 18-10-2022 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
6 25-10-2022 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
7 08-11-2022 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
8 29-11-2022 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
9 13-12-2022 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
Início: 20-09-2022
Fim: 08-11-2022
Acreditação: CCPFC/ACC-112351/21
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Superior de Educação - ESEC