OPERACIONALIZAÇÃO DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO COM AS NOVAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO BÁSICO turma T2
Apresentação
A implementação das novas Aprendizagens Essenciais para o Ensino Básico de Matemática vêm trazer novos desafios, entre eles, como avaliar com as metodologias de ensino contidas neste documento. Por outro lado o Decreto-Lei 55 de 2018, regulamenta a avaliação e, em particular, a Portaria 223,A/20018, refere que se deve ter em conta as Aprendizagens Essenciais nos critérios de avaliação, na alínea b) do artigo 18. A alínea c) do mesmo artigo vai mais longe ao referir que os critérios de avaliação também devem ter em conta os demais documentos curriculares ao nível da consolidação, aprofundamento e enriquecimento das Aprendizagens Essenciais. Esta formação o foco do formador é exemplificar, discutir e ajudar a implementar a operacionalização dos critérios de avaliação e rubricas tendo em conta, a portaria citada anteriormente, o que é definido nesses temas (critérios de avaliação e rubricas) no projeto MAIA e o que é definido no novo documento das Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Básico, a entrar em vigor para o quinto e sétimo ano no ano letivo 2022/2023.
Destinatários
Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário.
Observações
Pasta 28 ACD Separador 3
Formador
Júlio César Martins R. Silva Paiva
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 12-07-2022 (Terça-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |