O DESENHO UNIVERSAL DA APRENDIZAGEM (DUA) NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DE LITERACIA turma T1
Apresentação
Neste sentido, importa capacitar os docentes para a mudança, ajudando-os a identificar e remover as barreiras à aprendizagem e à participação ao nível das práticas pedagógicas. E por outro lado, conhecer estratégias, metodologias, materiais, ferramentas, suportes e formas de avaliação sustentadas no Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). O DUA é uma abordagem curricular que atende ao perfil dos alunos, tendo em consideração diferentes formas de representação, expressão e envolvimento, através do planeamento intencional, proactivo e flexível das práticas pedagógicas.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Desenvolver competências que permitam: 1. Desenvolver conhecimentos sobre pressupostos da aprendizagem da leitura, escrita e fala através do DUA; 2. Disponibilizar opções quanto às ferramentas e contextos de aprendizagem na sala de aula; 3. Diversificar as atividades e fontes de informação de modo a que possam ser personalizadas e contextualizadas atendendo ao percurso individual dos alunos; 4. Identificar barreiras à aprendizagem; 5. Planear, avaliar e implementar a gestão flexível de um currículo que maximize o potencial máximo dos alunos; 6. Implementar nas turmas metodologias de desenho universal; 7. Disponibilizar estratégias de desenho universal; 8. Saber aplicar e diferenciar as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão.
Conteúdos
Modulo I: O desenho universal da aprendizagem (DUA) 1.1. Enquadramento conceptual; 1.2. Análise e discussão de casos práticos; 1.3. Como planear e conceber contextos inclusivos. Modulo II: A aprendizagem da leitura e da escrita através do DUA 2.1. Processos de aquisição da aprendizagem da leitura; 2.2. Processo de aquisição da aprendizagem da escrita; 2.3. Fatores que condicionam o sucesso na aprendizagem da leitura e escrita; 2.4. Contextos promotores da aprendizagem da linguagem, da leitura e da escrita inclusiva. Modulo III: O DUA e os múltiplos meios de representação 3.1. A informação em diferentes modalidades sensoriais (visual, auditiva, táctil, cinestésica); 3.2. Alternativas visuais e não visuais de apresentação da informação; 3.3. Apresentar a informação em formatos adaptáveis. Modulo IV: III: O DUA e os múltiplos meios de expressão 4.1. O porquê de disponibilizar alternativas à capacidade motora de resposta (e.g., alternativas para o uso de caneta e/ou lápis, alternativas para controlar o rato); 4.2. O ritmo, a velocidade e a extensão da ação motora; 4.3. Ferramentas e produtos de apoio na aprendizagem. Módulo V: O DUA e os múltiplos meios de envolvimento 5.1. A planificação participada das atividades em sala de aula; 5.2. Como envolver os alunos na definição dos seus objetivos de aprendizagem e de comportamento; 5.3. Como diversificar as atividades e fontes de informação de modo a que possam ser personalizadas e contextualizadas atendendo ao percurso individual dos alunos, culturalmente relevantes, socialmente significativas, adequadas à idade e às competências.
Metodologias
As sessões decorrerão com base num pluralismo metodológico, com o recurso a estratégias diversificadas, significativas e motivadoras, de forma a garantir o desenvolvimento dos objetivos delineados, numa vertente teórico/prática, a saber: - Sessões expositivas; - Grupos de discussão; - Sessões práticas de partilha de experiências; - Apresentação e discussão de vídeos; - Trabalhos de grupo.
Avaliação
Elaboração de um documento final de reflexão individual sobre a experiência pessoal e implicações dos conhecimentos adquirido na prática pedagógica, bem como o enriquecimento pessoal. A avaliação obedecerá aos critérios estabelecidos pelo Centro de Formação, de acordo com orientações emanadas do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. A avaliação será de carácter quantitativo, na escala de 1 a 10 valores.
Bibliografia
Alves, M. M., Ribeiro, R., & Simões, F. (2013). Universal design for learning (UDL): Contributos para uma escola para todos. Tecnologias da Informação em Educação, Indagatio Didactica, 5(4), 121-146. Ainscow, M., & Miles, S. (2013). Desarrollando sistemas de educación inclusiva. Cómo podemos hacer progressar las políticas de educación? In C. Giné (Coord.), D. Duran, J. Font, & E. Miquel, La educación inclusiva. De la exclusion a la plena participación de todo el alumnado. Barcelona: Horsori Editorial, S.L. Decreto-Lei nº54/2018, de 6 de julho. King-Sears, M. (2009). Universal Design for Learning: Technology and pedagogy. Learning Disabilities Quartely, 32, 199-201. Sim-Sim, I. (2009). O Ensino da Leitura: A Decifração. Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular. Lisboa: Ministério da Educação.
Anexo(s)
Observações
PASTA - Nº 22-2020 Separador 4
Formador
Celmira Macedo
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 09-11-2020 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 30-11-2020 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 10-12-2020 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 19-01-2021 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 04-02-2021 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |