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CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS E DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO PARA ALUNOS COM ADAPTAÇÕES CURRICULARES SIGNIFICATIVAS EM SALA DE AULA turma T1

Apresentação

As adaptações curriculares significativas constituem uma das medidas de suporte à aprendizagem e inclusão, previstas no Dec. Lei n.º 54/2018 de 6 de julho. São mobilizadas para alunos com fortes limitações ou barreiras à aprendizagem do currículo comum, equacionando aprendizagens curriculares substitutivas, com vista a atingir as competências das áreas do PASEO. A interpretação de conceitos e modelos de operacionalização têm vindo a ser aperfeiçoados com base na reflexão e análise mais aprofundada dos dispositivos legais e das práticas implementadas em cada agrupamento de escolas. Assim sendo esta ação visa capacitar acerca da função e responsabilidade dos docentes na identificação, definição e implementação das ACS, ponderando a sua operacionalização na sala de aula, capacitando-os para a construção de materiais pedagógicos e para a avaliação do comportamento adaptativo e da Qualidade de Vida, através de uma planificação centrada no aluno e da elaboração do Programa Educativo Individual e do Plano Individual de Transição.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos 1º, 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico, Ensino Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos 1º, 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico, Ensino Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Capacitar os formandos acerca da função e responsabilidade dos docentes na identificação, definição e implementação das ACS (Adaptações Curriculares Significativas), ponderando a sua operacionalização na sala de aula, capacitando-os para a construção de materiais pedagógicos e para a avaliação do comportamento adaptativo e da Qualidade de Vida, através de uma planificação centrada no aluno e da elaboração do Programa Educativo Individual e do Plano Individual de Transição. Fomentar a partilha de práticas pedagógicoas inclusivas de toda a comunidade educativa. Adquirir conhecimento sobre algumas estratégias de intervenção no ensino, as quais poderão ser aplicadas consoante o perfil específico da criança a quem se destinam, nomeadamente das áreas onde se encontram as suas dificuldades Sensibilizar a comunidade educativa para a educação inclusiva;

Conteúdos

Enquadramento teórico: - Suporte Legal; - Decreto-lei nº 54 de 2018, nº 55 de 2018. • Análise do Potencial de aprendizagem de um aluno com Adaptações Curriculares Significativas . • Adaptações Curriculares Significativas: - Competências dos vários intervenientes; - Formas de Operacionalização; - Organização; - Avaliação; - Programa Educativo Individual; - Plano Individual de Transição • Apresentação de diversas fontes para construção de material pedagógico. • Elaboração de um projeto de Intervenção - Formação dos grupos de trabalho e delineamento do plano de ação – Trabalho colaborativo; - Construção/elaboração e aplicação de materiais pedagógicos em alunos com ACS. • Apresentação e reflexão dos trabalhos produzidos

Metodologias

Estas sessões serão momentos de reflexão conjunta, que decorrerá dos conteúdos teóricos, de documentos e de materiais disponibilizados pelo formador, mas também dos relatos de práticas vivenciadas pelos professores nas suas turmas, da análise de situações específicas. Serão utilizadas metodologias ativas que promovam a participação continuada dos formandos, valorizando-se a experiência pedagógica e a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos durante a ação de formação.

Avaliação

- Participação dos formandos; - Projeto final; - Relatório individual do formando; A avaliação dos formandos será feita de uma forma quantitativa, numa escala de 1 a 10 e tendo em conta o disposto na Circular CCPFC-3/2007, bem como o constante do Dec.-Lei nº 15/2007, de 19 de janeiro, no que se refere ao sistema de avaliação e classificação dos docentes.

Bibliografia

Decreto-Lei nº54/2018, de 6 de julho. Fernandes, D. (2014). Avaliação das aprendizagens e políticas educativas: o difícil percurso da inclusão e da melhoria. In M. L. Rodrigues (Org.), Quarenta anos de políticas de educação em Portugal: A construção do sistema democrático de ensino (Volume I, pp. 231-268). Coimbra: Almedina. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/16010 UNESCO. (2015). Embracing Diversity: Toolkit for creating inclusive, learning-friendly environments. Disponível em http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001375/ 137522e.pdf

Observações

PASTA - Nº 1-2022/23 Separador 10 - Candidatura ...000049

02/03/2023 - 17h30-20h30 09/03/2023 - 17h30-20h30 16/03/2023 - 17h30-20h30 23/03/2023 - 17h30-20h30 30/03/2023 - 17h30-20h30 13/04/2023 - 17h30-20h30 20/04/2023 - 17h30-20h30 27/04/2023 - 17h30-21h30

Formador

Paula Solange de Oliveira Calão Ferrinho

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 02-03-2023 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 09-03-2023 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
3 16-03-2023 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
4 23-03-2023 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
5 28-03-2023 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
6 18-04-2023 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
7 20-04-2023 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
8 27-04-2023 (Quinta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Presencial
Início: 02-03-2023
Fim: 27-04-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-113194/21
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: EBI/JI José Carlos da Maia, sala 2