TUTORIAS: CONTRIBUTO PARA O SUCESSO EDUCATIVO turma T1
Apresentação
As finalidades e os valores partilhados pela comunidade educativa de um Agrupamento passam pela qualidade do ensino e das aprendizagens que se desejam promover, numa cultura de exigência, responsabilidade e participação. Neste contexto, a proposta de formação apresentada procurará levar os professores tutores a debruçar-se sobre o fenómeno do insucesso e a constituir-se recurso de oposição a essa realidade, prevenindo o abandono, o absentismo e a indisciplina.
Destinatários
Professores do 2.º e 3.º ciclo e secundário e professores de educação especial.
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 2.º e 3.º ciclo e secundário e professores de educação especial.. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Contextualizar a tutoria enquanto modalidade de intervenção educativa. - Explorar os atributos do professor-tutor contemplados em despacho normativo. - Explorar o desenvolvimento de estratégias autorreguladoras de aprendizagem e promoção de competências organizadoras do raciocínio e de resolução de problemas com os alunos. - Capacitar os professores-tutores para a identificação e intervenção em situações educativas problemáticas. - Refletir sobre as dificuldades escolares, sociais e desenvolvimentais dos alunos através da exploração e orientação para a resolução de problemas. - Refletir acerca do papel do professor-tutor. - Explorar e desenvolver competências de intervenção direta do professor-tutor com os alunos-alvo. - Explorar o papel do Diretor de Turma como tutor do grupo turma. - Explorar vias de articulação entre a tutoria e a mentoria preconizadas no enquadramento legal vigente. - Fomentar o trabalho colaborativo entre os professores-tutores.
Conteúdos
Tutoria (conceito de tutoria, a importância dos programas de tutoria, atribuições do professor-tutor na legislação em vigor). - Tipos de conhecimento. - Motivação. - Modelos de autorregulação da aprendizagem. - Estratégias de aprendizagem. - Envolvimento escolar e possible selves. - Competências de relação interpessoal na tutoria.
Metodologias
A metodologia delineada para o desenvolvimento do curso privilegia sessões de carácter concetual e estruturante das referências científicas e pedagógicas relativas ao estado da arte na atualidade e ainda, de sessões com recurso a dinâmicas de trabalho ( e.g. individual, em grupo e em grande grupo) destinadas, essencialmente, à discussão de casos e de partilha de práticas . Os trabalhos produzidos pelos formandos serão disponibilizados num portefólio digital.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base o processo de formação ( partilha de conhecimentos; participação nas atividades das sessões; realização das tarefas propostas) com a ponderação de 50% e a reflexão crítica individual com igual ponderação (50%) .
Bibliografia
DuBois, D. L., & Karcher, M. A. (2005). Handbook of youth mentoring. Thousand Oaks, CA: Sage. Dignath, C., Buettner, G., & Langfeldt, H. (2008). How can primary school students learn SRL strategies most effectively? A metaanalysis on self-regulation training programmes. Educational Research Review, 3, 101-129. Núñez, J., Rosário, P., Vallejo, G., & González-Pienda, J. (2013). A longitudinal assessment of the effectiveness of a school-based mentoring program in middle school. Contemporary Educational Psychology, 38, 11–21.doi.org/10.1016/j.cedpsych.2012.10.002 Rosário, P. (2004). Estudar o Estudar: As (Des)venturas do Testas. Porto: Porto Editora. Rosário, P., Núñez, J. C., Trigo, L., Guimarães, C., Fernández, E., Cerezo, R., Fuentes, S., Orellana, M., Santibáñez, A., Fulano, C., Ferreira, A., Figueiredo, M. (2014). Transcultural analysis of the effectiveness of a program to promote self-regulated learning in Mozambique, Chile, Portugal, and Spain. Higher Education Research and Development, 34, 1 DOI:10.1080/07294360.2014.935932
Observações
12/10/2022 - 17h00-21h00 19/10/2022 - 16h00-20h00 26/10/2022 - 16h00-20h00 02/11/2022 - 16h00-20h00 23/11/2022 - 16h00-20h30 30/11/2022 - 16h00-20h30
Formador
David Alexandre Rita Martins
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 12-10-2022 (Quarta-feira) | 17:00 - 21:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 19-10-2022 (Quarta-feira) | 17:00 - 21:00 | 4:00 | Presencial |
3 | 26-10-2022 (Quarta-feira) | 17:00 - 21:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 03-11-2022 (Quinta-feira) | 17:00 - 21:00 | 4:00 | Presencial |
5 | 23-11-2022 (Quarta-feira) | 17:00 - 21:30 | 4:30 | Presencial |
6 | 30-11-2022 (Quarta-feira) | 17:00 - 21:30 | 4:30 | Presencial |