PROCESSOS DE RECOLHA DE INFORMAÇÃO EM MATEMÁTICA NO ÂMBITO DE UMA AVALIAÇÃO DE E PARA AS APRENDIZAGENS turma T1
Apresentação
A avaliação formativa, tem um papel fundamental na transformação e melhoria das aprendizagens dos alunos e consequentemente na inclusão escolar. Neste contexto, as tarefas propostas em aula deverão permitir que, através delas, os alunos aprendam, os professores ensinem e que ambos avaliem o trabalho realizado. Assim, as tarefas propostas aos alunos são meios fundamentais para recolher informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens alunos. A diversificação de tarefas e das diferentes dinâmicas usadas em sala de aula e tipo de trabalho (individual, pequeno e grande grupo, pares) deve ser acompanhada por uma adequação dos processos de recolha de informação. Numa avaliação pedagógica, de e para as aprendizagens, é fundamental diversificar os processos de recolha de informação evitando privilegiar qualquer um deles, de modo a potenciar uma reflexão pedagógica profunda acerca do que os alunos devem aprender e do tipo de oportunidades e de ambiente escolar que deve ser criado para que tal aconteça. Neste sentido os professores devem colaborativamente construir processos de recolha de informação que sejam diversificados, rigorosos, credíveis e socialmente úteis. Estes podem incluir: a elaboração de sínteses escritas, relatórios, composições, produção de pequenos textos, apresentações, leituras dramatizadas, resolução de problemas, realização de pequenas experiências, entre outros. Também poder-se-á assumir na forma de lista de verificação, de registos de observação, rubricas, inquéritos por questionário ou entrevista. Pelo exposto torna-se necessário capacitar os docentes para uma avaliação significativa que inclua os alunos com principais atores neste processo.
Destinatários
Professores dos grupos de recrutamento 110 e 230
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 110 e 230. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 110 e 230.
Objetivos
Que os professores sejam capazes de : - Compreender a importância da diversificação de processos de recolha de informação no âmbito de uma avaliação formativa pedagógica de e para as aprendizagens; - Construir propostas de tarefas diversificadas no âmbito da disciplina de matemática; - Criar situações de aprendizagens bom base na reflexão profunda dos processos de recolha de informação aplicados; - Desenvolver práticas de sala de aula potenciadoras da autoavaliação e heteroavaliação com base na avaliação formativa realizada; - Reestruturar com os alunos as práticas de ensino, aprendizagem e avaliação.
Conteúdos
1. Avaliação pedagógica formativa de e para as aprendizagens 2. Processos de recolha de informação na disciplina de matemática 3. Reestruturação do ensino, da aprendizagem e da avaliação em função de uma reflexão profunda assente na avaliação formativa realizada.
Metodologias
Trabalho de construção e discussão de conceitos relevantes a diversificação os processos de recolha de informação na disciplina de matemática. Apresentação e construção colaborativa de exemplos de os processos de recolha de informação objetivos, rigorosos e credíveis. Reflexão sobre a importância dos os processos de recolha de informação para o desenvolvimento de práticas de avaliação pedagógica que contribuam para melhorar as aprendizagens dos alunos no âmbito da avaliação formativa e para a implementação de metodologias inovadoras de ensino, aprendizagem e a avaliação Estas sessões serão realizadas em contexto real de aprendizagem com o desenvolvimento e a aplicação de atividades/ tarefas de operacionalização com construção de materiais elaborados numa lógica de investigação-ação.
Avaliação
Participação: (30%) – Nas tarefas de realização presencial conjunta Produtividade: (70%) – Qualidade dos materiais concretos para intervenção; - Aplicabilidade dos mesmos nas práticas/aplicação de novos meios processuais ou técnicos/produção em contexto; - Reflexão crítica escrita individual
Bibliografia
Fernandes, D. (2020). Diversificação dos Processos de Recolha de Informação (Fundamentos)Ensino. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/339956141_Diversificacao_dos_Processos_de_Recolha_de_Informacao_Fundamentos. Fernandes, D. (2011). Articulação da aprendizagem, da avaliação e do ensino: Questões teóricas, práticas e metodológicas. In J. M. DeKetele e M. P. Alves (Orgs.), Do currículo à avaliação, da avaliação ao currículo, pp. 131-142. Porto: Porto Editora. [http://repositorio.ul.pt/handle/10451/6988] Neves, A. e Ferreira, A. (2015). Avaliar é preciso? Guia prático de avaliação para professores e formadores. Lisboa: Guerra & Paz. Fernandes, D. (2019). Para um enquadramento teórico da avaliação formativa e da avaliação sumativa das aprendizagens escolares. In M.I.R. Ortigão, D. Fernandes, T. V. Pereira, & L. Santos (Orgs.), Avaliar para aprender em Portugal e no Brasil: Perspetivas teóricas, práticas e de desenvolvimento (pp.139-164). Curitiba, Brasil: CRV. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/337608490_Para_um_Enquadramento_Teorico_da _Avaliacao_Formativa_e_da_Avaliacao_Sumativa_das_Aprendizagens_Escolares.
Observações
PASTA - Nº 1-2022/23 Separador 4 - Candidatura ...000049
Prioridade aos docente dos agrupamento dos concelhos de Faro e Olhão. Terças do mês de maio 3,10,17,24 e 31.05 ( 17.00-19.30)
Formador
Maria da Conceição de Sousa Cipriano Santos
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 03-05-2023 (Quarta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
2 | 10-05-2023 (Quarta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
3 | 17-05-2023 (Quarta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
4 | 24-05-2023 (Quarta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
5 | 31-05-2023 (Quarta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |