APRENDIZAGENS ESSENCIAIS: BASE PARA UMA GESTÃO CURRICULAR FLEXÍVEL E INTEGRADA NO 1º CEB turma T1
Apresentação
O paradigma educacional está a mudar no nosso país, em sintonia com um movimento mundial que visa a transformação dos sistemas educativos no sentido de os capacitar para a educação das crianças e jovens deste século. Este desafio acarreta uma mudança de atitude dos professores perante o ensino e implica a alteração dos métodos e práticas pedagógicas. Exige, igualmente, uma renovação na gestão curricular, tomando por base as Aprendizagens Essenciais e projetando o desenvolvimento das competências previstas no Perfil dos Alunos através da construção e concretização de um Currículo flexível e integrado, que possibilite e garanta a edificação de aprendizagens contextualizadas e significativas para todos os alunos.
Destinatários
Professores dos Grupos 110 e 120
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110 e 120. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110 e 120.
Objetivos
•Contribuir para um conhecimento mais aprofundado das Aprendizagens Essenciais do 1.º CEB. •Desenvolver as capacidades de análise e reflexão dos docentes no âmbito das suas opções curriculares e da sua prática pedagógica, de forma colaborativa. •Capacitar os docentes para a operacionalização das Aprendizagens Essenciais, à luz da Flexibilidade e Integração Curricular. •Analisar, refletir, partilhar e debater estratégias e metodologias de ensino e de aprendizagem, recursos e modelos educativos promotores das competências previstas no Perfil dos Alunos. •Conceber, desenvolver, monitorizar e avaliar a ação pedagógica em Domínios de Autonomia Curricular, em contexto de sala de aula •Construir materiais e recursos pedagógicos adequados à concretização das Aprendizagens Essenciais. •Contribuir para a disseminação de boas práticas no âmbito da gestão flexível e integrada do currículo.
Conteúdos
•Medidas da Política Educativa nacional, ao nível da gestão flexível e integrada do Currículo. •Níveis de Integração disciplinar. •Abordagens de Ensino e de Aprendizagem diferenciadas e centradas nos alunos. •Diferenciação Pedagógica. •Estratégias de Avaliação de competências. •Aprendizagens Essenciais das diferentes disciplinas do 1.º CEB e sua ligação ao Perfil dos Alunos à Saída da escolaridade obrigatória. •Domínios de Autonomia Curricular: opção de gestão curricular flexível e integrada.
Metodologias
As tarefas a realizar na formação decorrem tanto nas sessões presenciais como nas sessões de trabalho autónomo, durante as quais os formandos têm de analisar documentos, debater (em pequeno e grande grupo) as temáticas desenvolvidas, partilhar, analisar e refletir sobre as suas práticas pedagógicas, planear e conceber projetos, concretizá-los e conceptualizá-los, mobilizando e integrando os conceitos trabalhados ao longo da oficina de formação. Nas sessões presenciais (25h) serão trabalhados os conteúdos da formação, recorrendo a metodologias participativas nas quais cada formando tem um papel central, promovendo o isomorfismo das práticas. Serão formados grupos de trabalho diversificados para aplicação dos conhecimentos interiorizados na parte teórica, para apresentação e discussão dos trabalhos práticos concretizados, bem como para análise de casos disponibilizados e/ou partilha de experiências vividas em contexto real. Serão desenvolvidas diversas dinâmicas de grupo, adequadas aos conceitos a trabalhar e aos produtos a conceber.
Avaliação
No final da formação, os formandos serão avaliados individualmente, de acordo com a qualidade da sua participação, do produto de formação exibido, da sua apresentação/ discussão em plenário e da sua reflexão. A avaliação final da formação expressa-se de acordo com a escala quantitativa de 1 a 10 valores, acompanhada uma menção qualitativa (Insuficiente; Regular, Bom, Muito Bom e Excelente), tal como consta no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Parâmetros avaliáveis: processo de formação 20%; produto de formação 60%; reflexão final individual 20%.
Modelo
PASTA - Nº 21-2020 Separador 5
Bibliografia
Heacox, D. (2006). Diferenciação curricular na sala de aula. Coleção estratégias Educativas. Porto, Porto Editora. Alonso, L. (2002). Competências Essenciais no Currículo: que práticas nas escolas? Consultado em http://www.cnedu.pt/content/antigo/files/pub/SaberesBasicos/7- Alonso, L. (2002). Competências Essenciais no Currículo: que práticas nas escolas? Consultado em http://www.cnedu.pt/content/antigo/files/pub/SaberesBasicos/7- Cohen, Ana C.; Fradique, José (2018): Guia da Autonomia e Flexibilidade Curricular, Raiz Editora / Lisboa Editora. Cosme, Ariana (2018): Autonomia e Flexibilidade Curricular Propostas e Estratégias de Ação - Ensino Básico e Ensino Secundário. Porto Editora.
Anexo(s)
Observações
ESTA AÇÃO VAI DECORRER ON LINE.
A formação decorrerá recurso às aplicações Meet e Classroom e cada docente deverá usar um endereço eletrónico no gmail.
Formador
Fernanda Filipe Rebelo Silva
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-11-2020 (Segunda-feira) | 16:30 - 19:00 | 2:30 | Online síncrona |
2 | 09-11-2020 (Segunda-feira) | 16:30 - 19:00 | 2:30 | Online síncrona |
3 | 16-11-2020 (Segunda-feira) | 16:30 - 19:00 | 2:30 | Online síncrona |
4 | 23-11-2020 (Segunda-feira) | 16:30 - 19:00 | 2:30 | Online síncrona |
5 | 30-11-2020 (Segunda-feira) | 16:30 - 19:00 | 2:30 | Online síncrona |
6 | 04-01-2021 (Segunda-feira) | 16:30 - 19:00 | 2:30 | Online síncrona |
7 | 11-01-2021 (Segunda-feira) | 16:30 - 19:00 | 2:30 | Online síncrona |
8 | 18-01-2021 (Segunda-feira) | 16:30 - 19:00 | 2:30 | Online síncrona |
9 | 25-01-2021 (Segunda-feira) | 16:30 - 19:00 | 2:30 | Online síncrona |
10 | 28-01-2021 (Quinta-feira) | 15:00 - 18:30 | 3:30 | Online síncrona |