ENSINO EXPERIMENTAL DAS CIÊNCIAS: INTENCIONALIDADES E PRÁTICAS turma T1
Apresentação
A literatura específica ligada ao ensino das ciências releva a importância do desenvolvimento do trabalho prático para a construção da literacia científica das crianças e dos alunos. Nas Orientações Curriculares para a Educação Pré- escolar (OCEPE), refere-se que a área do Conhecimento do Mundo permite lançar as bases da estruturação do pensamento científico, que será posteriormente mais aprofundado e alargado(...) e ainda que “É essencial que se vá construindo uma atitude de pesquisa, centrada na capacidade de observar, no desejo de experimentar, na curiosidade de descobrir numa perspetiva crítica e de partilha do saber”. As Aprendizagens Essenciais (AE) de Estudo do Meio (1º ciclo) visam desenvolver um conjunto de competências de diferentes áreas do saber, nomeadamente Biologia, Física, Geografia, Geologia, História, Química e Tecnologia. Nos ciclos seguintes estas diferentes áreas são divididas em diferentes disciplinas no que podemos designar genericamente por Ciências. As competências em Ciências dizem respeito aos conhecimentos - saber científico e tecnológico - mas também aos processos científicos - observar, inferir, prever, classificar, comunicar (escrita, tabelas, gráficos, esquemas, ilustrações), medir, interpretar informação, levantar questões, formular hipóteses, identificar e operacionalizar variáveis, planear - bem como as atitudes científicas - procura da verdade, mente aberta, mente analítica, sistematicidade, curiosidade. As atividades de aprendizagem das ciência, com recurso a metodologias ativas e investigativas, nomeadamente através de trabalho laboratorial, experimental e de campo, permitem o desenvolvimento de todas as áreas de competências descritas no Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), com especial destaque na área do pensamento crítico e criativo. Ao realizar estas atividades os alunos estão simultânea a realizar aprendizagens e a estabelecer conexões com a Matemática, Língua Portuguesa e Expressão Plástica. Neste momento, passados 12 anos do programa de Ensino Experimental de Ciências, (2006 a 20210), é fundamental revisitar os conceitos estruturantes da educação em ciências efectuado o enquadramento das aprendizagens essenciais em articulação com as competências dos alunos inscritas no PASEO.
Destinatários
Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;.
Conteúdos
Conceitos estruturantes na Educação em ciências Linguagem específica e linguagens transversais Práticas pedagógicas em ciências: - Atividade prática - trabalho de base laboratorial - trabalho de base experimental - trabalho de campo Evidências de registos – a forma e o conteúdo dos registos do processo de ensino – aprendizagem - avaliação: - planificar/planear - operacionalizar - avaliar
Observações
Pasta 28 ACD Separador 1
Formador
Anabela Brás de Oliveira Estudante
Fátima Marques Candeias
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 14-07-2022 (Quinta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |