271

ENSINAR E AVALIAR COM TECNOLOGIAS DIGITAIS turma T1

Apresentação

Atualmente, o maior desafio da educação passa por criar cidadãos curiosos, autónomos, que sejam capazes de assumir individual e coletivamente a construção do seu próprio conhecimento. Ora, esta transição para uma pedagogia que instiga a autonomia do aluno e a sua responsabilização pelo seu percurso de aprendizagem direciona para a adoção de determinadas práticas pedagógicas pelos docentes, ainda escassas nas nossas escolas. A prova disso é a fraca utilização que ainda alguns fazem das potencialidades das tecnologias digitais, que continuam a ser subaproveitadas dentro e fora da sala de aula. Se pensarmos também na importância da flexibilização e da inclusão no sistema de ensino, certamente reconhecemos os benefícios das TDIC, uma vez que, permitem diversificar estratégias de ensino, aprendizagem e avaliação e respeitar os diferentes ritmos de aprendizagem dos alunos pois o ensino encontra-se mais centrado nos mesmos

Destinatários

Educadores de Infância , Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância , Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Promover o desenvolvimento das competências digitais dos docentes do Agrupamento, tendo em vista as seis áreas de intervenção do referencial DigCompEdu; - Capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino; na utilização significativa de ambientes e ferramentas digitais e definição de estratégias diversificadas de integração destes em contexto educativo; para a implementação de atividades promotoras da aprendizagem e o desenvolvimento das competências digitais dos alunos; - Promover a capacitação digital dos docentes, permitindo que, de uma forma gradual, o uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem se assuma como uma prática constante e sistemática; - Desenvolver estratégias que contribuam para a construção de aprendizagens significativas e promotoras de competências definidas no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória; ...

Conteúdos

- Documentos enquadradores das políticas educativas atuais associados ao Plano Nacional de Transição Digital; - Exploração, seleção e adequação de recursos educativos digitais ao contexto de aprendizagem; - Utilização de redes educativas digitais interativas que fomentem o trabalho colaborativo; - Exploração de estratégias de ensino, aprendizagem e avaliação digital; - Exploração de estratégias de promoção e uso pedagógico de tecnologias digitais; - Planificação de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino; - Renovação da prática de ensino de forma estratégica e intencional

Avaliação

A avaliação dos formandos será assim baseada nos seguintes pressupostos: - Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas de formação presencial; - Qualidade da participação/contributos nas sessões presenciais; - Qualidade do trabalho autónomo realizado e implementado com os alunos; - Apresentação do trabalho individual final; - Reflexão crítica individual. O resultado final é posteriormente traduzido numa classificação quantitativa expressa numa escala de 1 a 10 valores a que acresce uma menção qualitativa, de acordo com o Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio.

Modelo

PASTA - Nº 7-2022 Separador 10 T1 - Candidatura ...000036

Bibliografia

Marcolla, V. (2004). A inserção das tecnologias de informação e comunicação no espaço de formação docente na UFPEL. Pelotas: UFPEL/Faculdade de Educação; Costa, F. (2008). A Utilização das TIC em Contexto Educativo. Representações e Práticas dos Professores. Lisboa: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Universidade de Lisboa; Moura, A. (2010). Apropriação do telemóvel como ferramenta de mediação em mobile learning: Estudos de caso em contexto educativo, disponível em http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/13183/1/Tese%2 0Integral.pdf, consultado em 14/01/2022 Meirinhos, Manuel; Silva, Sani; Dessbesel, Renata (2019). Modelos de integração curricular das tecnologias digitais em contextos de aprendizagem. In Manuel Vara Pires; Cristina Mesquita; Rui Pedro Lopes; Elisabete Mendes Silva; Maria Raquel Patrício (Eds.) IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas. Bragança: Instituto Politécnico. p. 102-112; Ferreira, B.; Dias-Trindade, S.; Ribeiro, A. I. (2020). Avaliação Formativa com apps e dispositivos móveis in Tecnologias digitais, redes e educação: perspectivas contemporâneas/Mary Valda Souza Sales, organizadora. - Salvador: EDUFBA, 2020.183 p., disponível em http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32178, consultado em 14/01/2022.

Observações

O Referencial Europeu para as Competências Digitais dos Professores e Educadores do século XXI (DigCompEdu), enquanto documento orientador, tem em vista a criação de um percurso formativo individual, que possibilita ao docente melhorar progressivamente nas seguintes áreas: 1. Envolvimento Profissional; 2. Recursos Educativos Digitais; 3. Ensino e Aprendizagem; 4. Avaliação; 5. Capacitação dos Aprendentes; 6. Promoção das Competências Digitais dos Aprendentes. Entende-se assim que os docentes devem desenvolver diversas CD, tirando proveito das potencialidades das tecnologias digitais e implementar estratégias inovadoras de ensino, aprendizagem e avaliação. Que devem integrar nas suas aulas aplicações educativas que contribuam para a utilização de redes de aprendizagem colaborativa.

19/09/2022 - 17h30-20h00 27/09/2022 - 17h30-20h00 03/10/2022 - 17h30-20h00 11/10/2022 - 17h30-20h00 17/10/2022 - 17h30-20h00 25/10/2022 - 17h30-20h00 31/10/2022 - 17h30-20h00 08/11/2022 - 17h30-20h00 14/11/2022 - 17h30-20h00 22/11/2022 - 17h30-20h00

Formador

Margarida Raquel dos Santos Nunes Gaito das Neves Pedro Leandro

Fernando José Salsinha Delgado

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 19-09-2022 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
2 27-09-2022 (Terça-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
3 03-10-2022 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
4 11-10-2022 (Terça-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
5 17-10-2022 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
6 25-10-2022 (Terça-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
7 31-10-2022 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
8 08-11-2022 (Terça-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
9 14-11-2022 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
10 22-11-2022 (Terça-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
Início: 19-09-2022
Fim: 22-11-2022
Acreditação: CCPFC/ACC-114359/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Agrupamento de Escolas D. Afonso III