O PASSADO DO MEIO LOCAL turma T1
Apresentação
Com esta ação de formação pretende-se promover a aquisição de conhecimentos relativos à história do concelho de Olhão, o desenvolvimento curricular, a educação pela arte, a integração transdisciplinar das TIC e a sua aplicação no processo de ensino/aprendizagem, de forma a fomentar o desenvolvimento de mais e melhor ensino-aprendizagem. Salientamos a oportunidade da aplicação destas ferramentas, também ao nível das áreas de projeto e cidadania. Pretende-se, assim, uma evolução das atuais práticas pedagógicas no sentido de as adaptar a uma realidade distinta que se caracteriza pela necessidade de informação relevante e fiável, suscetível de se tornar útil aos seus destinatários. Perspetivam-se também repercussões nos modos de aprendizagem dos alunos e nos modos de formação dos professores.
Destinatários
Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;.
Objetivos
Adquirir ferramentas práticas relativas à utilização das TIC em contexto letivo, para que estas possam ser exploradas de forma organizada, retirando-se o melhor partido, contribuindo para a preparação do aluno a nível académico e profissional; – Promover a Educação pela Arte, com carácter intencional e com suporte teórico, potencializando o desenvolvimento do pensamento artístico e a perceção estética, desenvolvendo a sensibilidade a perceção e a imaginação no sentido do conhecimento artístico, necessário para compreender a arte como meio de humanização da realidade. Modernizar os processos e os meios envolvidos na formação contínua dos professores, explorando as competências TIC e o ensino através da Educação pela Arte; Facultar ao máximo o acesso à formação contínua e promovê-la, enquanto garantia da qualidade dos docentes no sentido de uma melhoria significativa das suas competências e do seu desenvolvimento
Conteúdos
Módulo 1: Hugo Oliveira e Sandra Romba, Museu Municipal de Olhão, 3 de maio, terça-feira, das 17h às 19h30, duração: 2h30. Módulo 2: Veralisa Brandão e Ana Martinho, Museu Municipal de Olhão, 11 de maio, terça-feira das 17h às 19h30, duração: 2h30. Módulo 3: Carla Assis, Centro de Formação Ria Formosa, 17 de maio, terça-feira das 17h às 19h, duração: 2h. Módulo 4: José Joaquim Dias Marques, Universidade do Algarve, 24 de maio, terça-feira das 17h às 19h, duração: 2h. Módulo 5: Cristiana Nascimento, Município de Olhão, 31 de maio, das 17h às 20h, duração: 3h. Módulo 6: Nuno António, MOJU, 7 de junho, das 17h às 19h, duração: 2h. Módulo 7: Marco Paiva, Terra Amarela, 25 de junho, sábado das 9h às 12h, duração: 3h. Módulo 8: Avaliação, 25 de junho, sábado, 12h às 13h, duração: 1h.
Metodologias
- Exposição de conteúdos propostos relacionados com as OCEPE - pré-escolar e aprendizagens essenciais definidas para o 1ºciclo - Estudo do Meio (domínio: sociedade); - Realização de exercícios práticos ao nível do enquadramento dos conteúdos abordados na Educação pela Arte e na utilização das TIC.
Avaliação
Avaliação da Ação por formandos (Inquérito no final). Avaliação da formação pelo formador e formandos (Relatório). Relatório do Centro de Formação com parecer do Consultor/Especialista.
Bibliografia
Mendes, António Rosa, Olhão fez-se a si próprio, Olhão, Gente Singular Editora, 2009. Romba, Sandra, Evolução Urbana de Olhão, Olhão, Sul, Sol e Sal Editora, 2015. - Embarco, Revista de Estudos Marítimos do Algarve, Município de Olhão, nº1-2015.
Anexo(s)
Observações
PASTA - Nº 26-2022 Separador 2
3 de maio - Terça-feira, das 17h às 19h 30m 11 de maio - Terça-feira, das 17h às 19h30m 17 de maio - Terça-feira, das 17h às 19h 26 de maio - Quinta-feira das 17h às 19h 7 de junho - Terça-feira, das 17h às 19h 14 de junho Terça-feira, das 17h às 20h 25 de junho - Sábado - 9h às 12h 25 de junho - Sábado - 12h às 13h
Formador
Sandra Isabel Costa Romba
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 03-05-2022 (Terça-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
2 | 10-05-2022 (Terça-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
3 | 17-05-2022 (Terça-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Presencial |
4 | 26-05-2022 (Quinta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Presencial |
5 | 07-06-2022 (Terça-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Presencial |
6 | 14-06-2022 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 25-06-2022 (Sábado) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 25-06-2022 (Sábado) | 12:00 - 13:00 | 1:00 | Presencial |