SEAGHORSE: NAS PRADARIAS DE ERVAS MARINHAS TODOS OS CAVALOS SÃO MARINHOS turma T1
Apresentação
Em 2001, a Ria Formosa albergava uma das maiores densidades do mundo de cavalos-marinhos (Curtis e Vincent, 2005). Estas espécies carismáticas dependem de ervas marinhas, pois usam a estrutura das pradarias para se camuflarem e capturarem presas, segurando-se às folhas de ervas marinhas com as suas caudas. Devido à sua distribuição esparsa, baixa mobilidade e baixa fecundidade, os cavalos-marinhos são particularmente vulneráveis a mudanças naturais e antropogénicas de seus habitats (Foster e Vincent, 2004). A Ria Formosa, está a sofrer cada vez mais efeitos antropogénicos associados ao declínio das ervas marinhas (Cunha et al, 2013), tendo os cavalos-marinhos diminuído drasticamente em 90% da população estimada em 2001, o que os coloca em vias de extinção.
Destinatários
Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
1. Capacitar os destinatários sobre os serviços prestados pelo ecossistema Ria Formosa, num contexto local e em particular pelas ervas marinhas, bem como da problemática da conservação dos cavalos marinhos. 2. Ampliar os seus conhecimentos nos domínios da especialidade nomeadamente Ecologia, Ciências do Ambiente e Educação Ambiental em estreita ligação com o PASEO e AE. 3. Proporcionar um contacto estreito entre os destinatários e instituições científicas relevantes neste domínio. 4. Diversificar as estratégias de atuação, refletir coletivamente e aperfeiçoar a prática pedagógica. 5. Promover a troca de experiências/saberes (formandos/formandos, formandos/formadores)
Conteúdos
A Oficina de Formação está estruturada em torno dos seguintes módulos: Módulo I. Conceitos teórico-práticos para a compreensão dos serviços prestados pelas pradarias de ervas marinhas (duração 4 horas síncronas on line) e Saída de campo à Ria Formosa (5 horas presenciais) Módulo II. Conceção de projetos e sua implementação e conceção e realização de materiais/documentos (duração 12,5 horas em contexto real de aprendizagem, trabalho autónomo) Módulo III. Realização de um fórum em que os participantes apresentarão os produtos decorrente
Avaliação
Participação: (30%) – Nas tarefas de realização presencial conjunta Produtividade: (70%) – Qualidade dos materiais concretos para intervenção; - Aplicabilidade dos mesmos nas práticas/aplicação de novos meios processuais ou técnicos/produção em contexto; - Reflexão crítica escrita individual
Bibliografia
Aprendizagens essenciais (2018). Ministério da Educação: Direção-Geral da Educação. Barracosa, H., de los Santos, C. B., Martins, M., Freitas, C., & Santos, R. (2019). Ocean Literacy to Mainstream Ecosystem Services Concept in Formal and Informal Education: The Example of Coastal Ecosystems of Southern Portugal. In Frontiers in Marine Science (Vol. 6, p. 626). https://www.frontiersin.org/article/10.3389/fmars.2019.00626 Cunha, AH, Assis, JF, Serrão E 2013. Seagrasses in Portugal: A most endangered marine habitat. Aquatic Botany, 104:193-203. Curtis JMR and Vincent ACJ, 2005. Distribution of sympatric seahorse species along a gradient of habitat complexity in a seagrass-dominated community. Marine Ecology Progress Series 291, 81-91. Martins, G. O. et al. (2017) Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Ministério da Educação: Direção-Geral da Educação.
Observações
PASTA - Nº 27-2022 Separador 8
3 de junho de 2022, das 17:00 às 20:00 horas (presencial) 4 de junho de 2022, das 8:30 às 13:30 horas (visita ao Santuário dos Cavalos Marinhos da Ria Formosa e Estação de Aquacultura do Ramalhete, onde se faz a criação de cavalos marinhos) 20 de junho de 2022, das 17:00 às 19:30 (online, elaboração de propostas de atividades) 11 de julho de 2022, das 17:00 às 19:00 (presencial, partilha e avaliação final da ação de formação)
Formador
Rui Orlando Pimenta Santos
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 03-06-2022 (Sexta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 04-06-2022 (Sábado) | 08:30 - 13:30 | 5:00 | Presencial |
3 | 20-06-2022 (Segunda-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Online síncrona |
4 | 11-07-2022 (Segunda-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Presencial |