SEAGHORSE: NAS PRADARIAS DE ERVAS MARINHAS TODOS OS CAVALOS SÃO MARINHOS turma T1
Apresentação
O projeto SEAGHORSE pretende contribuir para a alteração desta situação propondo o restauro de ervas marinhas e a libertação de cavalos-marinhos da Ria Formosa, previamente criados em cativeiro. Uma vertente decisiva deste projeto corresponde à sua intervenção educacional com o objetivo de disseminar a importância destes habitats, condição essencial para a sustentabilidade em termos de gestão e conservação deste património natural (Barracosa et al, 2019), incluindo a formação a professores e a criação materiais de ensino e de ferramentas digitais de suporte. Desta forma esta oficina visa promover uma resposta educacional a este problema concreto e a capacitar os docentes nesta problemática, tendo em vista a concretização de projetos educativos e curriculares e a melhoria da sua qualidade e eficácia. SEAGHORSE resulta de um protocolo de colaboração entre o CCMAR da Universidade do Algarve e a Fundação Belmiro de Azevedo em estreita colaboração com as autoridades envolvidas em esforços contínuos de conservação de cavalos-marinhos e do seu habitat, nomeadamente as autoridades marítimas, ICNF / PNRF e APA / ARH, inserindo-se igualmente na Década das Nações Unidas para o Restauro de Ecossistemas (2021-2030).
Destinatários
Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
1. Capacitar os destinatários sobre os serviços prestados pelo ecossistema Ria Formosa, num contexto local e em particular pelas ervas marinhas, bem como da problemática da conservação dos cavalos marinhos. 2. Ampliar os seus conhecimentos nos domínios da especialidade nomeadamente Ecologia, Ciências do Ambiente e Educação Ambiental em estreita ligação com o PASEO e AE. 3. Proporcionar um contacto estreito entre os destinatários e instituições científicas relevantes neste domínio. 4. Diversificar as estratégias de atuação, refletir coletivamente e aperfeiçoar a prática pedagógica. 5. Promover a troca de experiências/saberes (formandos/formandos, formandos/formadores)
Conteúdos
A Oficina de Formação está estruturada em torno dos seguintes módulos: Módulo I. Conceitos teórico-práticos para a compreensão dos serviços prestados pelas pradarias de ervas marinhas (duração 4 horas síncronas on line) e Saída de campo à Ria Formosa (5 horas presenciais) Módulo II. Conceção de projetos e sua implementação e conceção e realização de materiais/documentos (duração 12,5 horas em contexto real de aprendizagem, trabalho autónomo) Módulo III. Realização de um fórum em que os participantes apresentarão os produtos decorrentes
Avaliação
Participação: (30%) – Nas tarefas de realização presencial conjunta Produtividade: (70%) – Qualidade dos materiais concretos para intervenção; - Aplicabilidade dos mesmos nas práticas/aplicação de novos meios processuais ou técnicos/produção em contexto; - Reflexão crítica escrita individual
Bibliografia
Aprendizagens essenciais (2018). Ministério da Educação: Direção-Geral da Educação. Barracosa, H., de los Santos, C. B., Martins, M., Freitas, C., & Santos, R. (2019). Ocean Literacy to Mainstream Ecosystem Services Concept in Formal and Informal Education: The Example of Coastal Ecosystems of Southern Portugal. In Frontiers in Marine Science (Vol. 6, p. 626). https://www.frontiersin.org/article/10.3389/fmars.2019.00626 Cunha, AH, Assis, JF, Serrão E 2013. Seagrasses in Portugal: A most endangered marine habitat. Aquatic Botany, 104:193-203. Curtis JMR and Vincent ACJ, 2005. Distribution of sympatric seahorse species along a gradient of habitat complexity in a seagrass-dominated community. Marine Ecology Progress Series 291, 81-91. Martins, G. O. et al. (2017) Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Ministério da Educação: Direção-Geral da Educação.
Observações
PASTA - Nº 27-2023 Separador 8 T1
• 23 de novembro de 2022, das 17:00 às 20:00 horas (presencial) • 26 de novembro de 2022, das 8:30 às 12:00 horas (visita ao Santuário dos Cavalos Marinhos da Ria Formosa, recolha de amostras carbono azul e Estação de Aquacultura do Ramalhete, onde se faz a criação de cavalos-marinhos) • 26 de novembro de 2022, das 14:00 às 17:00 (atividade laboratorial) • 11 de janeiro de 2023 - 17h
Formador
Rui Orlando Pimenta Santos
Helena Maria Guerreiro Pires Barracosa
Magda Silvério Gomes Dias
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 23-11-2022 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 26-11-2022 (Sábado) | 08:30 - 12:00 | 3:30 | Presencial |
3 | 26-11-2022 (Sábado) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |
4 | 11-01-2023 (Quarta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |