241

RECURSOS LIVRES PARA A INCLUSÃO: EDPUZZLE turma T1

Apresentação

O Decreto-Lei n.º54/2018, de 6 de julho prevê que as opções metodológicas tomadas terão de ter como base o Desenho Universal para a Aprendizagem, partindo do princípio que a escola é um local onde todas as crianças e jovens têm o direito a ter um atendimento e uma educação de qualidade, onde se procura garantir que o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória seja atingido por todos, ainda que através de percursos diferenciados, os quais permitem a cada um progredir no currículo com vista ao seu sucesso educativo. Assim, é fundamental, a par com a excelência científica dos docentes, que estes tenham estratégias e ferramentas que possam facilitar a construção de materiais e práticas para respeitar os ritmos de aprendizagem dos alunos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Apresentação da ação e seu funcionamento; Divulgação dos serviços e da atividade dos Centros de Recursos de Tecnologias de Informação e Comunicação para a Educação Especial (CRTIC) - centros prescritores de produtos de apoio do Ministério da Educação; Conceito de produto de apoio; Conceito de software livre; APPs e recurso especiais; Apresentação do recurso EdPuzzle; Trabalho prático; Construção de recursos educativos adaptados, com base no recurso apresentado e explorado.

Observações

Pasta 28 ACD Separador 16

Formador

Maria de Fátima Lopes Borralho

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-03-2022 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
Início: 15-03-2022
Fim: 15-03-2022
Acreditação: Registo 188 CD nº33 22.02.2022
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: on line