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APRENDIZAGEM ESSENCIAIS DE ESTUDO DO MEIO E CIÊNCIAS NATURAIS - DOMÍNIOS: SOCIEDADE, NATUREZA E TECNOLOGIA turma T2

Apresentação

As Aprendizagens Essenciais (A.E.) de Estudo do Meio/ Ciências Naturais , bem como o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (ME, 2017), enquadrados pelos princípios do currículo dos ensinos básico e secundário, tal como estabelece o Decreto -lei 55/18, de 5 de Junho, impõem a necessidade de uma formação específica e focada nestes documentos, para que os professores possam desenvolver conhecimentos, capacidades e atitudes que lhes permitam organizar atividades curricularmente relevantes e significativas para os alunos, em particular no domínio sociedade, natureza, tecnologia e incentivadoras de relações interdisciplinares. No âmbito do Decreto -lei 54/18, de 6 de Julho justifica-se o trabalho de articulação entre os docentes com vista a novas abordagens pedagógicas em sala de aula.

Destinatários

Professores dos Grupos 110 e 230

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110 e 230. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110 e 230.

Objetivos

Com esta ação pretende-se que os formandos : - operacionalizem as A.E.; -implementem estratégias que promovam nos seus alunos o desenvolvimento das aprendizagens essenciais; - promovam uma abordagem integradora dos conceitos, valorizando a compreensão e a interpretação dos processos naturais, sociais e tecnológicos, centrados em contextos reais com significado para os alunos, facilitadores da aprendizagem numa perspetiva Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA); - Implementem atividades de ensino centradas nos alunos, promovendo a pesquisa e organização da informação, analisando, interpretando e comunicando dados e resultados; - Protocolizem atividades práticas como parte integrante e fundamental dos processos de ensino e de aprendizagem; - Criem novas metodologias de trabalho no âmbito da inclusão.

Conteúdos

Os referentes ao domínio sociedade, natureza, tecnologia, dentro do currículo da disciplina de Estudo do Meio/ Ciências Naturais e os transversais do perfil dos alunos – raciocínio e resolução de problemas, pensamento crítico, pensamento criativo, relacionamento interpessoal, desenvolvimento pessoal e autonomia, saber científico, técnico e tecnológico. Execução de atividades práticas adequadas 1º e 2º CEB: • Natureza e tipos de atividades práticas; • Metodologia construtivista da aprendizagem; • Ensino por resolução de problemas e investigações; • Trabalho em grupo e aprendizagem cooperativa em articular disciplinar.

Metodologias

Cada sessão presencial incidirá: - uma componente de trabalho prático nos domínio: sociedade, natureza, tecnologia; - uma componente de reflexão sobre os conteúdos pedagógicos e científicos da atividade, tendo em conta as aprendizagens essenciais e o perfil do aluno; - desenvolvimento da construção do conhecimento científico nos temas abordados; - discussão das condições de aplicabilidade em sala de aula, no âmbito da inclusão.

Avaliação

Os formandos/participantes serão avaliados: - Participação dos formandos; - Relatório individual do formando; A avaliação dos formandos será feita de uma forma quantitativa, numa escala de 1 a 10 e tendo em conta o disposto na Circular CCPFC-3/2007, bem como o constante do Dec.-Lei nº 15/2007, de 19 de janeiro, no que se refere ao sistema de avaliação e classificação dos docentes.

Bibliografia

Perfil do aluno e aprendizagens essenciais Afonso, M. M. (2008). A educação científica no 1.º Ciclo do Ensino Básico – Das teorias às práticas. Porto: Porto Editora. Vieira, R. M., Tenreiro-Vieira, C., & Martins, I. P. (2011). A educação em ciências com orientação CTS: Atividades para o ensino básico. Porto: Areal Editores. Gil-Pérez, A. M. Pessoa de Carvalho, J. Praia & A. Vilches (Orgs), A necessária renovação do ensino das ciências (pp 19-34). São Paulo-SP: Cortez Editora Cachapuz, A., Jorge, M., & Praia, A. (2002). Ciência, educação em Ciência e ensino das Ciências. Lisboa: Ministério da Educação.

Observações

PASTA - Nº 23-2021 Separador 2 Turma 1 PASTA - Nº 26-2022 Separador 5 Turma 2

Março - 8, 10, 15, 17 e 24 Abril - 5, 21 28 1.ª à 7.ªsessão - 3 h cada 8.ª sessão - 4h

Formador

Ana Cristina Nogueira Tendinha

Sandra Isabel Correia

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-03-2022 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 10-03-2022 (Quinta-feira) 17:15 - 20:15 3:00 Presencial
3 17-03-2022 (Quinta-feira) 17:15 - 20:15 3:00 Presencial
4 24-03-2022 (Quinta-feira) 17:15 - 20:15 3:00 Presencial
5 29-03-2022 (Terça-feira) 17:15 - 20:15 3:00 Presencial
6 21-04-2022 (Quinta-feira) 17:15 - 20:15 3:00 Online síncrona
7 26-04-2022 (Terça-feira) 17:15 - 20:15 3:00 Online síncrona
8 03-05-2022 (Terça-feira) 17:00 - 18:30 1:30 Online síncrona
9 09-05-2022 (Segunda-feira) 16:30 - 19:00 2:30 Online síncrona
Início: 08-03-2022
Fim: 05-05-2022
Acreditação: CCPFC/ACC-103415/19
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: ZOOM