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GESTÃO CURRICULAR COM A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA turma T1

Apresentação

Das atuais orientações curriculares no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular emergem novos desafios para os professores a vários níveis, em especial no âmbito da gestão curricular associada ao uso das tecnologias digitais ao serviço do desenvolvimento de aprendizagens significativas e de competências mais complexas. Neste sentido, é importante capacitar os professores para que sejam criados ambientes de aprendizagem adequados aos diferentes contextos, potenciados por uma gestão flexível do currículo, de modo que todos os alunos alcancem as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. No caso da Matemática é importante um olhar atento às oportunidades da integração da tecnologia digital nas práticas letivas com vista ao seu enriquecimento, de modo a aprofundar, reforçar e enriquecer as Aprendizagens Essenciais, conforme está previsto no Decreto-Lei n.º 55/2018.

Destinatários

Professores dos grupos 230 e 500

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 230 e 500. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 230 e 500.

Objetivos

-Desenvolver competências que permitam: - Refletir acerca os desafios das atuais medidas de política educativa, ao nível do currículo nacional, nomeadamente a Autonomia e Flexibilidade Curricular e o Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória; - Dotar os professores de maior flexibilidade na gestão curricular, com vista à dinamização de trabalho interdisciplinar, de modo a aprofundar, reforçar e enriquecer as Aprendizagens Essenciais; - Inovar pedagogicamente, com integração da tecnologia digital, no ensino da Matemática e em articulação com outras áreas disciplinares; - Conceber, concretizar e avaliar planos de intervenção que promovam o desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais com uma educação de qualidade para todos os alunos e que envolvam metodologias ativas e inovadoras.

Conteúdos

1. Análise das atuais orientações curriculares para o ensino da Matemática no ensino básico. Aprendizagens essenciais em Matemática – articulação vertical entre os diferentes ciclos de ensino. Articulação horizontal com Aprendizagens Essenciais de outras áreas disciplinares (6h); 2. Tecnologias digitais no ensino da Matemática na abordagem aos diferentes temas das AE (6h) 3. Planeamento de intervenção pedagógica no âmbito da gestão flexível do currículo, com integração da tecnologia digital – adequação a diferentes contextos (3h)

Metodologias

A metodologia da formação assenta numa abordagem sistémica e holística com recurso a estratégias diversificadas, de modo a garantir o desenvolvimento dos objectivos delineados, numa vertente teórico/prática. Através da criação de protótipos, os formandos vão investindo na melhoria das suas práticas, as quais são preparadas e posteriormente discutidas. Privilegia-se um trabalho colaborativo e de investigação-ação potenciador de dinâmicas proativas, com recurso a procedimentos metodológicos que privilegiem a interacção, a partilha e o debate construtivo.

Avaliação

- Participação dos formandos; - Relatório individual do formando; A avaliação dos formandos será feita de uma forma quantitativa, numa escala de 1 a 10 e tendo em conta o disposto na Circular CCPFC-3/2007, bem como o constante do Dec.-Lei nº 15/2007, de 19 de janeiro, no que se refere ao sistema de avaliação e classificação dos docentes.

Bibliografia

COSME, Ariane (2018). Autonomia e Flexibilidade Curricular Propostas e Estratégias de Ação - Ensino Básico e Ensino Secundário. Porto: Porto Editora Ponte, J. P. (2005). Gestão curricular em Matemática. In GTI (Ed.), O professor e o desenvolvimento curricular (pp. 11-34). Lisboa: APM. Roldão, M. C. & Almeida, S. de (2018). Gestão curricular para a autonomia das escolas e professores. Direção Geral da Educação. Stein, M. K., Remillard, J., & Smith, M. S. (2007). How curriculum infl uences student learning. In F. K. Lester (Ed.) Second handbook of research on mathematics teaching and learning (vol. I, pp. 319–369). Charlotte, NC: Information Age. Documentos orientadores (Aprendizagens Essenciais, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, decreto lei n.º 55/2018)

Anexo(s)

Observações

PASTA - Nº 19-2020 Separador 2

Formador

Sandra Guerreiro Gonçalves Nobre

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 01-10-2020 (Quinta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 presencial
2 08-10-2020 (Quinta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 presencial
3 15-10-2020 (Quinta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 presencial
4 22-10-2020 (Quinta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 presencial
5 29-10-2020 (Quinta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 presencial
Início: 01-10-2020
Fim: 12-11-2020
Acreditação: CCPFC/ACC-108996/20
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 30 h
Local: ZOOM