225

O SOM COMO TERAPIA PARA CRIANÇAS E ADULTOS turma T1

Apresentação

A Terapia do Som é uma resposta com resultados fidedignos, cientificamente comprovados ao nível da redução do stress e da ansiedade, promovendo o relaxamento, o aumento da concentração e um maior equilíbrio e bem-estar. Este projeto surgiu devido ao enquadramento social atual, porque vivemos numa sociedade agitada, repleta de imprevisibilidades, em constante mudança e extremamente exigente. O stress, a ansiedade e o rigor que colocamos nos nossos objetivos pessoais, familiares e profissionais impedem-nos de usufruir de os viver em plenitude, afetando a nossa saúde física e mental. As estatísticas relativas à Saúde Mental indicam que surgiu um agravamento destas condições com a pandemia por Covid19, designadamente, nas restrições associadas ao confinamento e consequente redução do contacto social, à alteração dos hábitos de vida ao nível familiar, profissional e de lazer e à necessidade de uma adaptação rápida do ser humano a todas estas mudanças. Segundo o Ministério da Saúde, os resultados do estudo “Saúde Mental em Tempos de Pandemia (SM-COVID19)” indicam que cerca de 25% dos participantes apresenta sintomas moderados a graves de ansiedade, depressão e stress pós-traumático. Estes resultados estão em linha com outros estudos a nível mundial, confirmando que as alterações profundas provocadas pela COVID-19 no quotidiano das pessoas tiveram impactos na sua saúde mental e bem-estar. Portanto, ergueu-se a ideia de desenvolver uma Ação de Curta Duração sobre Terapia do Som, como uma resposta no sentido de habilitar os formandos a combater ou atenuar o stress e a ansiedade, tão comuns na sociedade atual.

Destinatários

Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Conteúdos

Parte Teórica (2h) O Som como terapia Benefícios da Terapia de Som Quais os instrumentos terapêuticos. Taças Tibetanas, origem e história até aos dias de hoje, tipos de taças, material e constituição Efeitos do som na mente Esclarecimento de dúvidas. Parte prática (2h) - Manuseamento de alguns instrumentos terapêuticos: diapasão, taça tibetana, feng gong, tambor xamânico, chocalhos, tambor oceânico... (30min.) - Realização de uma atividade grupal de Terapia de Som “Viagem Sonora” (1h) - Reflexão acerca da atividade “Viagem Sonora” e esclarecimento de dúvidas (30min.) Conteúdos a serem abordados: • Som (Timbre, altura, dinâmica e intensidade) • Frequência • Vibração • Harmónicos • Ressonância por simpatia

Metodologias

Visualização de vídeos sobre o ouvido, som e vibração, manufaturação de taças de som; Experiências com som; Realização de atividades práticas com instrumentos terapêuticos; Partilha de testemunhos.

Avaliação

Observação direta (participação dos formandos e comunicação – relações interpessoais).

Anexo(s)

CARTAZ

Observações

Pasta 28 ACD Separador 12

Formador

Cidália Maria Ribeiro Gonçalves

Helena Isabel de Castro Pereira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-05-2022 (Quarta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
Início: 04-05-2022
Fim: 11-05-2022
Acreditação: Registo 171 CD nº33 22.02.2022
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 4 h
Local: Agrupamento João de Deus- Escola Santo António