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EXPLORAÇÃO PEDAGÓGICA DO PATRIMÓNIO ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS turma T1

Apresentação

Esta formação centra-se na importância de integrar abordagens de aprendizagem que coloquem o aluno como elemento central no seu processo de aprendizagem e que através da prática de aprendizagem baseada em jogos o levem, num ambiente estimulante e motivador, a explorar de forma transversal a várias temáticas e tópicos disciplinares a temática do património histórico e cultural. Reconhecendo-se hoje a importância do nosso património, como forma e fonte do entendimento da nossa cultura e entidade, e por outro lado sabendo que as vidas dos nossos jovens se enquadram em ambientes e contextos digitais onde o jogo é uma presença de interação e colaboração, esta ação tem como objetivo maior interligar estes dois mundos e proporcionar ambientes de descoberta e aprendizagem colaborativa e contextualizada do nosso património.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Exploração de ambientes de aprendizagem baseada em jogos numa abordagem multidisciplinar onde a temática central de exploração é património histórico, cultural e natural. Desenvolver em termos de comunidades escolares um trabalho conjunto e colaborativo na exploração de temática do património envolvendo entidades externas à escola como elemento de interligação da escola à comunidade. Proporcionar contextos de aprendizagem que facilitem aos alunos a aquisição de competências que através de ambientes digitais possam explorar, estudar e compreender o mundo do património analógico.

Conteúdos

Esta ação de formação articula-se em torno de duas temáticas que se irão interligar entre si num processo dinâmico e flexível, a temática do património em toda a sua plenitude envolvendo conteúdos das disciplinas de Geografia, História, Arte e Arquitetura. Por outro lado, a temática do jogo digital como ferramenta de valor pedagógico acrescido, através da exploração das capacidades do digital (planeamento e construção) e de estruturas que facilitem a colaboração e a criatividade. Inclui-se também a questão da fomentação de atividades de cariz interdisciplinar onde se cruzem várias disciplinas na exploração da temática do património e que todas elas contribuam para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares.

Metodologias

1. Organização e planeamento da oficina (2 horas) 2- Exploração do património cultural, histórico, natural, literário, a nível local, regional, nacional ou internacional. (5 horas) 3- Metodologias: Gamificação vs ABJ (3 horas) 4- Exploração inicial ao Minecraft Education Edition (MEE) (5 horas) 5- Criação de mundos sobre o património (5 horas) 6- Potencialidades complementares: Code Builder e Classroom mode (3 horas) 7- Apresentação dos projetos desenvolvidos Avaliação (2 horas) Trabalho autónomo realizado em contexto de sala de aula e/ou noutros contextos educativos: - Exploração da literatura de suporte à oficina; - Fase inicial: trabalho de investigação (preferencialmente envolvendo os alunos) sobre o património a explorar. Apresentação do mesmo no fórum dedicado ao TA. - Partilha de práticas no âmbito da Gamificação e ABJ. - Exploração dos vários mundos com os alunos. Debate de ideias sobre o tipo de património a explorar. - Exploração das várias potencialidade e funcionalidades do jogo. - Trabalho complementar para o desenvolvimento do cenário de aprendizagem. - Participação em espaços de debate e partilha de ideias sobre a aplicação desta metodologia nas aprendizagens dos alunos.

Avaliação

Avaliação quantitativa dos formandos expressa-se numa escala de 1 a 10 valores, divididos em critérios para a componente presencial e componente de trabalho autónomo. - Nas sessões Presenciais os formandos devem realizar as atividades propostas, nomeadamente debates e partilha de ideias, exploração dos recursos fornecidos, realização dos desafios propostos, aprender a filosofia do jogo Minecraft Education Edition e explorar os mundos e planos de aula existentes. - Trabalho Autónomo: exploração da literatura de suporte à oficina, investigação acerca do património a explorar elaboração de planos de aulas disciplinares/interdisciplinares, aplicação das aprendizagens em contexto de sala de aula com os alunos e produção de um cenário de aprendizagem. Elaboração do relatório e avaliação final da oficina.

Bibliografia

Comission, European. (2021, July 29). Digital Education Action Plan (2021–2027). Education and Training - European Commission. https://ec.europa.eu/education/education-in-the-eu/digital-education-action-plan_en Gee, James Paul (2007). What Video Games Have to Teach Us About Learning and Literacy. Second Edition. Perrenoud, P. (2000). Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artmed Editora. Prensky, Mark (2006). Don't Bother Me Mom--I'm Learning! Paragon House Punie, Y., Zinnbauer, D., Cabrero, M. (2008). A Review of the Impact of ICT on Learning. Office for Official Publications of the European Communities, Luxemburgo

Observações

PASTA - Nº 26-2022 Separador 6 T1 e T2

16 de fevereiro - 3 horas 7 de março - 3 horas 23 de março - 3 horas 30 de março - 3 horas 6 de abril - 3 horas 13 de abril - 3 horas 20 de abril - 3 horas 2 de maio - 2 horas 4 de maio - 2 horas Fim da formação a 14.06

Formador

Miguela Fernandes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 16-02-2022 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
2 07-03-2022 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
3 23-03-2022 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
4 06-04-2022 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
5 20-04-2022 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
6 02-05-2022 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
7 04-05-2022 (Quarta-feira) 18:30 - 19:30 1:00 Presencial
8 11-05-2022 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
9 25-05-2022 (Quarta-feira) 20:30 - 21:30 1:00 Presencial
10 15-06-2022 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
Início: 16-02-2022
Fim: 15-06-2022
Acreditação: CCPFC/ACC-112708/21
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 50 h
Local: zoom