220

UM MUSEU, VÁRIOS SÉCULOS DE HISTÓRIA LOCAL turma T1

Apresentação

No exercício da profissão docente é necessário dar resposta a um conjunto de exigências, quer de natureza científica quer de natureza técnica e prática. A formação contínua constitui um processo dinâmico de aquisição e de aperfeiçoamento de competências científicas, técnicas e humanas, que permitem a estes profissionais adquirirem um conjunto de ferramentas que, não só facilitam a prática letiva diária, como potencializam o exercício da profissão de forma mais eficiente. O conhecimento dos conteúdos tratados, assim como a sua familiarização com os mesmos será uma mais-valia no exercício da prática letiva. Assim, e no que se refere especificamente à história do meio local, consideramos que, se esta for tida como um eixo curricular, será capaz de contribuir para a construção de um espaço identitário e facilitador de relações solidárias. O estudo das raízes, tradições e vestígios, propicia a construção de um olhar sobre o ontem, contribuindo para a compreensão do hoje e facilitando a construção de conteúdos mais significativos, universalmente postos como saberes escolares. O conhecimento da origem de um povo potencializa uma maior integração dos diferentes núcleos culturais na comunidade, valoriza o processo de lutas e conquistas sociais dos grupos de referência da comunidade, além de fazer perceber a existência de diferentes visões sobre os acontecimentos quotidianos e fazer diversas leituras do mundo. O conhecimento da história, dos vestígios e dos costumes fazem parte do património de uma localidade e devem ser do conhecimento geral das pessoas que lá vivem. Só a apropriação dos mesmos permitirá a criação de um sentido de respeito e consequente preservação de todo o património histórico, edificado mas também natural, de todo o concelho.

Destinatários

Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário.

Objetivos

Em termos práticos, pretende-se apoiar os docentes a: 1. Adquirir conhecimentos específicos relativos ao passado do meio local, no âmbito da operacionalização das aprendizagens essenciais; 2. Promover a Educação pela Arte, com carácter intencional e com suporte teórico, potencializando o desenvolvimento do pensamento artístico e a perceção estética, desenvolvendo a sensibilidade a perceção e a imaginação no sentido do conhecimento artístico, necessário para compreender a arte como meio de humanização da realidade; 3. Fomenta o estudo do património e da memória histórica no quadro da Estratégica Nacional de Educação para a Cidadania.

Conteúdos

Módulos: 1. Museus de Faro - Museu Municipal, Museu regional e Museu Marítimo Ramalho Ortigão 2. Ossónoba: Território e comunidade 3. Milreu 4. O Mundo islâmico: a importância da arqueologia urbana 5. A faiança: evolução da cerâmica no antigo convento de Nossa Senhora da Assunção 6. A coleção de azulejaria de Ramalho Ortigão 7. Bordalo Pinheiro e a arte pública em Faro nos séculos XIX e XX 8. A coleção de cartazes e Joaquim António Viegas 9. O Museu antonino e a sua coleção 10. A coleção de pintura antiga e a ação mecenática de D. Francisco Gomes do Avelar

Metodologias

Sessões teórico-práticas que incluem: - Exposição de conteúdos propostos relacionados com as aprendizagens essenciais; - Realização de tarefas práticas ao nível do enquadramento dos conteúdos abordados.

Avaliação

PARÂMETROS E CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO Participação: (25%) – Nas tarefas de realização presencial conjunta, assiduidade e pontualidade. Produtividade: (60%) – Qualidade dos materiais concretos para intervenção; – Aplicabilidade dos mesmos nas práticas/aplicação de novos meios processuais ou técnicos/produção em contexto; – Reflexão crítica/introdução de ajustamentos. Socialização: (15%) – Partilha, cooperação/relacionamento interpessoal e prestação e integração de feedback.

Bibliografia

João Pedro Bernardes, O mosaico do Oceano – um tesouro intemporal de Ossonoba, Faro, Câmara Municipal, 2019. Catarina Viegas, A ocupação romana do algarve, Lisboa, Centro de arqueologia da universidade, 2011. Vitor Serrão, A Pintura antiga, Faro, Câmara Municipal, 2000. Marco Lopes, António Macedo Ramalho Ortigão e a coleção de azulejaria do Museu Municipal de Faro – um homem da Marinha e o seu gosto pela arte, Faro, Câmara Municipal, 2018. Luis Santos e Carla Guerreiro, Museu antonino de Faro e a sua coleção: história não conhecida, Anais do Municipio de Faro, vol. XL, 2018.

Anexo(s)

Observações

PASTA - Nº 26-2022 Separador 3

9,16,23 e 30 de março 20,27 de abril 4,11,18, 25 de maio e 1 de junho das 17 às 19.30

Formador

Marco António Gonçalves Lopes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-03-2022 (Quarta-feira) 17:00 - 19:30 2:30 Presencial
2 23-03-2022 (Quarta-feira) 17:00 - 19:30 2:30 Presencial
3 30-03-2022 (Quarta-feira) 17:00 - 19:30 2:30 Presencial
4 20-04-2022 (Quarta-feira) 17:00 - 19:30 2:30 Presencial
5 27-04-2022 (Quarta-feira) 17:00 - 19:30 2:30 Presencial
6 04-05-2022 (Quarta-feira) 17:00 - 19:30 2:30 Presencial
7 11-05-2022 (Quarta-feira) 17:00 - 19:00 2:00 Presencial
8 18-05-2022 (Quarta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
9 25-05-2022 (Quarta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
10 01-06-2022 (Quarta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
Início: 09-03-2022
Fim: 01-06-2022
Acreditação: CCPFC/ACC-107441/20
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Presencial- Museu de Faro