22

O ENSINO, A APRENDIZAGEM E A AVALIAÇÃO – PRÁTICAS CONTEXTUALIZADAS PELOS DL 54 e 55/2018 turma T1

Apresentação

Decorrente da publicação dos Decretos-lei nºs 54 e 55/2018, das Aprendizagens Essenciais e do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, há um conjunto de apropriações que têm de ser efetuadas pelos docentes, quer ao nível dos conceitos, quer ao nível das práticas pedagógicas. Propõe-se, assim, este curso de formação, que contempla temáticas relacionadas com o ensino, a aprendizagem e a avaliação, o qual poderá constituir-se como um espaço de reflexão e de partilha de práticas, tendo em vista o reforço do conhecimento profissional docente e o desenvolvimento da escola, enquanto organização aprendente

Destinatários

Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Objetivos a atingir: - Refletir sobre o papel do professor em contexto de inclusão e de Autonomia e Flexibilidade Curricular; - Debater práticas de ensino, de aprendizagem e de avaliação, tornando os docentes mais informados e conscientes dos pressupostos pedagógico-didáticos subjacentes aos Decretos-lei nºs 54 e 55/2018; - Compreender as implicações das Aprendizagens Essenciais e do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória na operacionalização dos processos de ensino, aprendizagem e avaliação; - Reconhecer a importância de metodologias diversificadas e criativas na promoção do sucesso escolar dos alunos; - Analisar as potencialidades do trabalho colaborativo entre docentes.

Conteúdos

1. As teorias autorregulatórias no âmbito do Apoio Tutorial Específico 2. Etwinning e trabalho colaborativo 3. Práticas pedagógicas de diferenciação pedagógica 4. Domínios de articulação curricular - exemplos de operacionalização 5. Decreto-lei 54/2018 e a mudança de práticas 6. A Metodologia de Projeto 7. Avaliação de e para as aprendizagens

Metodologias

A metodologia da ação assenta numa abordagem construtiva que promova a interação entre os participantes, pela partilha de saberes, práticas e experiências. A formação concretiza-se também através de procedimentos metodológicos que privilegiem a interação entre a teoria e a prática, a conferência e o debate, numa dinâmica de articulação que implique a aplicação dos conhecimentos e competências.

Avaliação

Para além do cumprimento das determinações legais, a avaliação dos formandos será formalizada numa escala de 1 a 10 valores, de acordo com as cartas circulares 3/2007 e 1/2008 do CCPFC. A avaliação dos formandos centra-se em duas dimensões. A primeira relaciona-se com o percurso e o trabalho dos formandos ao longo do curso de formação, sendo considerado o nível de participação nas sessões e a realização das atividades propostas. A segunda pressupõe a elaboração de um trabalho individual em que os formandos deverão refletir sobre as temáticas abordadas. Nessa conformidade, o regime de avaliação dos formandos segue as orientações e critérios do CFAE que preveem 40% para a participação e 60% para o trabalho produzido. A aprovação no curso dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas conjuntas da ação.

Bibliografia

Decretos-lei 54 e 55/2018 – 6 de julho CANÁRIO, Rui (2005). O que é a escola? Um “olhar” sociológico. Porto: Porto Editora. COSME, Ariane (2018). Autonomia e Flexibilidade Curricular Propostas e Estratégias de Ação - Ensino Básico e Ensino Secundário. Porto: Porto Editora. FERNANDES, Domingos (2005). Avaliação das Aprendizagens: Desafios às Teorias, Práticas e Políticas. Lisboa: Texto Editores. TRINDADE, Rui, & COSME, Ariana (2010). Educar e aprender na escola: Questões, perspectivas e respostas pedagógicas. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.

Anexo(s)

Observações

PASTA - Nº 22-2020 Separador 2

Formador

Mafalda Cristina Gomes Sousa Guerreiro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-10-2020 (Quarta-feira) 17:15 - 20:15 3:00 Online síncrona
2 28-10-2020 (Quarta-feira) 17:15 - 20:15 3:00 Online síncrona
3 04-11-2020 (Quarta-feira) 17:15 - 20:15 3:00 Online síncrona
4 11-11-2020 (Quarta-feira) 17:15 - 20:15 3:00 Online síncrona
5 18-11-2020 (Quarta-feira) 17:15 - 20:15 3:00 Online síncrona
6 25-11-2020 (Quarta-feira) 17:15 - 20:15 3:00 Online síncrona
7 20-01-2021 (Quarta-feira) 17:15 - 20:15 3:00 Online síncrona
8 27-01-2021 (Quarta-feira) 17:15 - 20:16 3:01 Online síncrona
Início: 07-10-2020
Fim: 27-01-2021
Acreditação: CCPFC/ACC-107824/20
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: ZOOM