218

ACOMPANHAMENTO, MONITORIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DO PADDE – PARA A CONSOLIDAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DIGITAL DA ESCOLA turma T1

Apresentação

No âmbito do Plano de Transição Digital, e tendo em conta que o desenvolvimento da competência digital das organizações educativas constitui uma dimensão fundamental na qualidade do trabalho de ensino e aprendizagem realizado nas escolas, cada Escola foi convidada a elaborar o seu PADDE (Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital), que está agora em vias de concretização. No caminho para a plena execução do PADDE, importa criar na Escola uma estrutura de acompanhamento, monitorização e avaliação que aprecie com regularidade a conformidade deste Plano com os objetivos traçados, eventuais desvios face ao planeado, os resultados alcançados e os impactos no contexto escolar, produzindo informação pertinente de apoio às decisões da equipa de gestão, bem como de comunicação a todas as partes envolvidas. Esta monitorização e avaliação, emergindo do próprio PADDE, ganhará em qualidade e rigor se for sustentada num processo formativo que faculte aos docentes dela encarregados a oportunidade de realizarem uma reflexão inicial consistente sobre monitorização e avaliação de projetos; de trabalharem sobre as linhas orientadoras previstas nos PADDE, definindo planos de monitorização contextualizados e adaptados à realidade de cada unidade orgânica; de concretizarem percursos de monitorização e avaliação devidamente acompanhados, sólidos e partilhados. Com esta formação, cremos que será possível potenciar a atuação de todos os docentes encarregados da monitorização e avaliação do PADDE

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Grupo 910

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Grupo 910. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Com esta formação, pretende-se apoiar as Escolas na implementação dos seus PADDE, através da promoção de estratégias de acompanhamento, monitorização e avaliação da sua plena concretização. São objetivos específicos deste Curso: - refletir sobre processos de acompanhamento, monitorização e avaliação de projetos, percebendo a importância da sua implementação, os princípios fundamentais e os conceitos que lhes subjazem; - compreender a especificidade de um Plano como o PADDE, bem como aspetos pertinentes a acompanhar e monitorizar na sua implementação, por forma a maximizar o seu efeito no desenvolvimento digital da Escola; - refletir periodicamente, em contexto de formação, sobre o processo de monitorização e avaliação de cada PADDE, numa lógica de apoio sustentado, partilha de práticas, confirmação ou redefinição de estratégias e metodologias; - definir formas de apresentação da informação produzida adequadas aos destinatários e às finalidades, de maneira a potenciar a sua utilidade.

Conteúdos

- Breve enquadramento legal, conceptual e metodológico – o PTD e o PADDE (1 hora) - Importância do acompanhamento, monitorização e avaliação de projetos em geral e do PADDE em particular; princípios básicos subjacentes a um processo de monitorização e avaliação (1 hora) - Conceitos-chave na monitorização e avaliação de projetos e estabelecimento de um vocabulário comum; distinção entre monitorização e avaliação (1 hora) - Conjugação entre objetivos e métodos de avaliação/monitorização (1 hora) - Reflexão sobre a especificidade de um Plano como o PADDE, bem como aspetos pertinentes a acompanhar e monitorizar na sua implementação: cronograma de concretização / tarefas / recursos /custos / estratégias de comunicação / envolvimento das partes / riscos / … (2 horas) -Análise reflexiva das metodologias de implementação, monitorização e avaliação previstas no PADDE de cada uma das Escolas/Agrupamentos (2 horas) - Definição do plano de monitorização a desenvolver em concreto, a partir das linhas orientadoras registadas nos PADDE – estratégias / intervenientes / informação a recolher / formas de recolha, organização, tratamento e apresentação de dados (4 horas) - Identificação/ definição de indicadores: de processo / de resultado / de impacto (4 horas) - Apoio/ acompanhamento da implementação do processo de monitorização e avaliação do PADDE, em cada uma das Escolas/Agrupamentos – reflexão sobre o processo; partilha de práticas; confirmação ou redefinição de estratégias (se necessário) (5 horas) - Possíveis forma/s de apresentação da informação produzida em resultado do processo de monitorização – relatório / portefólio / outra(s); considerações acerca da utilidade das informações, sua adequação aos destinatários e finalidades e princípios éticos a respeitar (2 horas) - Apreciação crítica sobre possíveis contributos do processo de monitorização para a própria concretização do PADDE (1 hora) - Avaliação do trabalho realizado e de toda a dinâmica da formação (1 hora)

Metodologias

As sessões assumirão um cariz essencialmente teórico-prático, privilegiando-se os métodos: expositivo, demonstrativo, interrogativo e ativo. Haverá lugar à exposição de conteúdos, à reflexão, ao debate e à partilha entre os participantes, à análise e discussão de situações concretas, à consolidação de procedimentos e à preparação da intervenção a concretizar em cada Escola, em sede de acompanhamento, monitorização e avaliação do respetivo PADDE.

Avaliação

- A avaliação dos formandos será contínua e participada por todos os intervenientes e assentará na participação nas dinâmicas das sessões presenciais, bem como na elaboração de um trabalho individual/documento final de reflexão crítica individual sobre a experiência pessoal derivada da participação na Ação e implicações na prática letiva, de acordo com os critérios previamente estabelecidos ao nível do Centro de Formação, com a legislação em vigor e com as orientações do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua

Bibliografia

Asian Forest Cooperation Organization (2020) Guidelines for Project Monitoring and Evaluation. Disponível em: http://afocosec.org/wp-content/uploads/2021/01/G-2-20R-Project-M_E-GuidelinesEffective-on-20201127.pdf Guia Pembok – Sexta Edição (2017). Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. Project Management Institute, Inc Gabinete de Avaliação e Auditoria - Camões, Instituto da Cooperação e da Língua - Ministério dos Negócios Estrangeiros (2014). Guia de Avaliação. A step by step guide to Monitoring and Evaluation (2014). Project Monitoring and Evaluation for Sustainable Communities’. Higher Education Innovation Fund - University of Oxford. Disponível em: https://transitionnetwork.org/wp-content/uploads/2016/09/Monitoring-and-evaluation-guide.pdf CANDIDO, Roberto et al. (2012). Gerenciamento de projetos. Curitiba: Aymará Educação. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/2061/1/gerenciamentoprojetos.pdf

Anexo(s)

Observações

PASTA - Nº 6-2022 Separador 10 - Candidatura ...000036

19/04/2022 17:00-20:00 3 h 26/04/2022 17:00-20:00 3 h 02/05/2022 17:00-20:00 3 h 09/05/2022 17:00-20:00 3 h 16/05/2022 17:00-20:00 3 h 23/05/2022 17:00-20:00 3 h 30/05/2022 17:00-20:00 3 h 06/06/2022 17:00-21:00 4 h

Formador

Carla Carmo Correia Limpo de Assis

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 19-04-2022 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
2 26-04-2022 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
3 02-05-2022 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
4 09-05-2022 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
5 16-05-2022 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
6 23-05-2022 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
7 30-05-2022 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
8 06-06-2022 (Segunda-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Presencial
Início: 19-04-2022
Fim: 06-06-2022
Acreditação: CCPFC/ACC-113135/21
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: ZOOM