O “COASTWATCH” COMO FERRAMENTA PARA A LITERACIA DO OCEANO turma T1
Apresentação
Uma das prioridades essenciais no desenvolvimento dos alunos de todos os ciclos de ensino é a chamada literacia do Oceano. Esta área do conhecimento é vasta, mas o domínio da biologia, particularmente da ecologia dos ecossistemas costeiros é uma ferramenta essencial para a compreensão da importância da preservação dos oceanos. Importa por isso capacitar os docentes de todos os ciclos de ensino para poder trabalhar a literacia dos oceanos com os alunos, ao nível da biologia e ecologia dos ecossistemas costeiros. As Ciências Naturais, mas sobretudo a Cidadania, são áreas privilegiadas em que os docentes podem trabalhar esta vertente do conhecimento, sobretudo em Domínios de Articulação Curricular, entre várias disciplinas. Esta acção tem como objectivos ampliar os conhecimentos dos docentes na área da ecologia, nomeadamente na identificação das diferentes zonas e ambientes costeiros, e dos principais grupos de seres vivos que aí habitam.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Com esta acção pretende-se desenvolver nos formandos: 1. competências a nível do trabalho de campo, na identificação dos vários ambientes costeiros, da zonação litoral e dos seres vivos que aí habitam; 2. competências para a integração curricular de actividades de natureza prática e experimental; 3. aumento do conhecimento pedagógico relacionado com o uso de actividades experimentais; 4. capacidade de desenvolver nos alunos algumas ferramentas no âmbito da monitorização e preservação dos ecossistemas costeiros; 5. apreço pela utilização deste tipo de actividades de modo corrente no seu ensino.
Conteúdos
1.Conhecimento do Projecto “Coastwatch” e da forma como este tem sido aplicado em Portugal; 2. Conhecimento dos vários tipos de ecossistemas costeiros e da forma como é estabelecida a zonação litoral; 3. Conhecimento dos principais grupos de organismos marinhos; 4. Formas simples de identificação e classificação de seres vivos marinhos; 5. Classificação dos resíduos marinhos, e sua separação em grupos; 6. Trabalho de campo, numa zona costeira, replicando a monitorização aplicada no projecto “Coastwatch”; 7. Desenvolvimento de ferramentas no âmbito do tratamento de dados e na sua inserção em plataformas informáticas online;
Metodologias
As sessões presenciais vão incluir: a) Conhecimento do que é o projecto “Coastwatch” e a sua aplicação no território português. b) Conhecimento dos vários tipos de ecossistemas costeiros e da forma como é estabelecida a zonação litoral. c) Uma componente de trabalho prático em laboratório ou no campo, com identificação dos vários grupos de seres vivos. d) Uma componente de trabalho de campo, com monitorização de uma área de linha costeira. e) uma componente prática de inserção dos dados recolhidos em plataforma online. Na última sessão analisar-se-á o trabalho realizado e far-se-á a avaliação da acção. Na componente não presencial (autónoma) os formandos deverão aplicar com os seus alunos as actividades treinadas e proceder à recolha e tratamento dos dados da monitorização, bem como à sua inserção em plataforma online. às reflexões solicitadas, correspondendo a 25 horas de formação não presencial.
Avaliação
- Participação dos formandos nas várias sessões da acção (4 valores); - Aplicação das actividades com os alunos em saída de campo (3 valores); - Inserção dos dados recolhidos com os alunos na plataforma adequada (3 valores). A avaliação dos formandos será feita de uma forma quantitativa, numa escala de 1 a 10 e tendo em conta o disposto na Circular CCPFC-3/2007, bem como o constante do Dec.-Lei nº 15/2007, de 19 de janeiro, no que se refere ao sistema de avaliação e classificação dos docentes.
Modelo
PASTA - Nº 25-2022 Separador 1
Bibliografia
https://coastwatchnacional.wixsite.com/coastwatch-portugal https://www.dgpm.mm.gov.pt/literacia-do-oceano Literacia dos Oceanos para a Comunidade Escolar (2015), DECO, (disponível em http://decojovem.pt/blog/wp-content/uploads/2015/10/Ebook_ChefFish.pdf) Viver com a erosão costeira na Europa (2006), União Europeia, (disponível em http://www.eurosion.org/project/eurosion_pt.pdf)
Anexo(s)
Observações
PASTA - Nº 25-2022 Separador 1
1ª sessão – 3ª feira, 18 de janeiro 18:00 – 20:00 (on line) 2ª sessão – 5ª feira, 20 de janeiro 18:00 – 20:00 (on line) 1ª saída de campo, sábado, 22 de janeiro 9:00 – 15:00 3ª sessão, 25 de janeiro 18:00 – 20:00 (on line) 4ª sessão, 27 de janeiro 18:00 – 20:00 (on line) 2ª saída de campo, sábado 5 de fevereiro 9:00 – 15:00 5ª sessão – 12 de Fevereiro 9:00 – 12:00 6ª sessão – 15 de Fevereiro 18:00 – 20:00 (on line)
Formador
Nuno Miguel de Barros Marques de Sousa Magalhães
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 18-01-2022 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 20-01-2022 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
3 | 22-01-2022 (Sábado) | 09:00 - 15:00 | 6:00 | Presencial |
4 | 25-01-2022 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
5 | 27-01-2022 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
6 | 05-02-2022 (Sábado) | 09:00 - 15:00 | 6:00 | Presencial |
7 | 12-02-2022 (Sábado) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 15-03-2022 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |