A UTILIZAÇÃO DA CÂMARA DE VÍDEO, EM CONTEXTOS EDUCATIVOS turma T1
Apresentação
O audiovisual é actualmente o meio mais potente de informação. Assim sendo é do interesse de todos os educadores conhecer e dominar este poderoso meio de comunicação. Os princípios básicos do audiovisual, a sua gramática, no que se refere ao ordenamento das imagens e dos sons, é desconhecida da maior das pessoas. O próprio sistema de Ensino Universitário é, aliás, bastante omisso neste aspecto, o que leva os professores a utilizarem o audiovisual de uma forma intuitiva e amadora, o que de alguma forma induz, na esmagadora maioria dos casos, a trabalhos de fraca qualidade ou de execução muito difícil. Esta acção propõe-se a colmatar essas lacunas e permitir aos interessados produzir documentos audiovisuais correctos e com interesse pedagógico-didáctico.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores do Ensino Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores do Ensino Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Utilizar correctamente a camcorder e periféricos, a fim de produzir documentos audiovisuais com interesse pedagógico-didáctico de utilização na a sala de aula.
Conteúdos
Conceitos básicos do audiovisual UTILIZAÇÃO DA CAMCORDER COMO INSTRUMENTO DE REGISTO O vídeo em contextos educativos
Avaliação
Relatório individual Apresentação de um documento videográfico.
Bibliografia
Almeida, Manuel Faria. CINEMA E TELEVISÃO, Princípios Básicos. TV Guia 1989. Silva, Carlos Alberto. O ABC DO AUDIOVISUAL. Inédito em Textos Word ,1997, revistos em 2000
Anexo(s)
Observações
PASTA - Nº 4-2022 Separador 3 - Candidatura ...000036
Formador
Carlos Alberto dos Santos Naré e Silva
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 09-02-2022 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 16-02-2022 (Quarta-feira) | 15:00 - 19:00 | 4:00 | Presencial |
3 | 23-02-2022 (Quarta-feira) | 15:00 - 19:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 02-03-2022 (Quarta-feira) | 15:00 - 19:00 | 4:00 | Presencial |
5 | 09-03-2022 (Quarta-feira) | 15:00 - 19:00 | 4:00 | Presencial |
6 | 16-03-2022 (Quarta-feira) | 15:00 - 19:00 | 4:00 | Presencial |
7 | 23-03-2022 (Quarta-feira) | 15:00 - 17:00 | 2:00 | Presencial |