215

COMPETÊNCIA DIGITAL PARA EDUCADORES: UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE FORMA CRÍTICA, EFICAZ E CRIATIVA turma T1

Apresentação

O Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores, da Comissão Europeia, pretende ajudar os estados membros a promover a competência digital (CD) dos seus cidadãos e impulsionar a inovação na educação. É essencial aos docentes desenvolver a CD que lhes permita usar tecnologias de forma crítica, eficaz e criativa. Estudos nacionais sobre este tema revelam que os professores portugueses utilizam tecnologias digitais sobretudo para comunicação hierárquica e preparação de aulas, não estando preparados para integrá-las de forma significativa nas suas práticas, promovendo e capacitando os aprendentes. Revelam um nível de proficiência no digital relativamente baixo. A ação de formação que se propõe pretende ajudar a preencher estas lacunas.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário e do Grupo 910

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e do Grupo 910. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Esta ação de formação pretende fornecer aos formandos (de nível A1/A2) um conjunto de conhecimentos, ferramentas e estratégias que lhes permita desenvolver competências digitais (CD) do nível B1/B2 do Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEdu), evoluindo assim do nível anterior A1/A2. São objetivos específicos: - conhecer o DigCompEdu (como se estrutura e como utilizá-lo como documento de apoio); - promover o desenvolvimento das CD dos formandos, tendo em vista: i) a integração de tecnologias digitais em processos de ensino, aprendizagem e avaliação e ii) a promoção da CD dos alunos; - capacitar os formandos para a implementação de atividades que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento das CD dos alunos.

Conteúdos

(1h) Módulo 1: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. (2h) Módulo 2: Envolvimento profissional - tecnologia digital na colaboração, comunicação e desenvolvimento profissional. Segurança da informação e dos equipamentos. (4h) Módulo 3: Recursos Digitais - estratégias de pesquisa, seleção, criação e partilha de recursos digitais. (5h) Módulo 4: Ensino e aprendizagem - planificação, conceção e implementação de atividades enriquecidas por tecnologia em processos de ensino e de aprendizagem. (5h) Módulo 5: Capacitação dos aprendentes e promoção das suas competências digitais - tecnologia digital para melhorar a inclusão, envolver os alunos e promover a sua utilização de forma criativa na colaboração, comunicação, partilha e resolução de problemas. (4h) Módulo 6: Avaliação das aprendizagens - tecnologia digital na melhoria dos processos avaliativos. (4h) Apresentação e partilha dos resultados da implementação nas escolas das atividades planeadas na oficina. Avaliação e reflexão.

Metodologias

As sessões presenciais conjuntas serão intercaladas com sessões de trabalho autónomo. As sessões presenciais são destinadas à exploração do DigCompEdu e reflexão sobre a articulação entre as 6 áreas de competência; realização de atividades práticas num ambiente colaborativo, de partilha e de reflexão; exploração de ferramentas digitais para o desenvolvimento de atividades de aprendizagem promotoras da colaboração, comunicação, partilha e avaliação; planificação e conceção de atividades a implementar na escola, na componente de trabalho autónomo, e que promovam o desenvolvimento das CD dos alunos; reflexão crítica sobre o desenvolvimento da componente de trabalho autónomo. Na última sessão presencial os formandos apresentarão os resultados dessas atividades, com evidências, proporcionando-se momentos para a partilha e reflexão. No trabalho autónomo pretende-se a implementação com seus alunos das atividades planificadas nas sessões presenciais articulando o DigCompEdu com o currículo. Na última sessão presencial os formandos apresentarão os resultados dessas atividades, com evidências, proporcionando-se momentos para a partilha e reflexão.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final elaborado pelos formandos.

Bibliografia

Carvalho, M. (2015). Apps para dispositivos móveis: manual para professores, formadores e bibliotecários. Ministério da Educação. Direção-Geral da Educação. Disponível em: http://erte.dge.mec.pt/sites/default/files/Recursos/Estudos/apps_dispositivos_moveis2016.pdf Dias, P., & Brito, R. (2018). Aplicações seguras e benéficas para crianças felizes. Perspetivas dos pais. Lisboa: Centro de Estudos em Comunicação e Cultura, Universidade Católica Portuguesa. Disponível em: https://bit.ly/2KyghvH Licht, A.H, Tasiopoulou, E., & Wastiau, P. (2017). Open Book of Educational Innovation. European Schoolnet, Brussels. Disponível em: http://www.eun.org/documents/411753/817341/Open_book_of_Innovational_Education.pdf/c1044658-5793-408c-8acb-a041338111ef Lucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UA Editora. Disponível em: https://ria.ua.pt/handle/10773/24983 Redecker, C. (2017). European Framework for the Digital Competence of Educators: DigCompEdu. Publications Office of the European Union, Luxembourg. Disponível em: https://ec.europa.eu/jrc/en/publication/eur-scientific-and-technical-research-reports/european-framework-digital-competence-educators-digcompedu

Anexo(s)

Observações

PASTA - Nº 4-2022 Separador 5 - Candidatura ...000036 Turma 1

9, 16, 23 de fevereiro 2,9,16,23 e 30 de março

Formador

Cláudia Marisa Silva Xavier Mendes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-02-2022 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
2 16-02-2022 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
3 23-02-2022 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
4 02-03-2022 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
5 09-03-2022 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
6 16-03-2022 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
7 23-03-2022 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
8 20-04-2022 (Quarta-feira) 16:30 - 20:30 4:00 Presencial
Início: 09-02-2022
Fim: 20-04-2022
Acreditação: CCPFC/ACC-105204/19
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Presencial