EDUCAÇÃO ARTÍSTICA - RECURSOS EDUCATIVOS EM MÚSICA turma T1
Apresentação
Acompanhando a exigência de que no ensino há necessidade de renovação, cremos que é essencial desenvolver conteúdos e recursos educativos que potencializem novos cenários de aprendizagem para a Educação Artística. Este propósito, que é uma das exigências do plano de intervenção do PEEA, contribui a nível nacional para a formação estética e artística dos profissionais de educação. Assim, observando os princípios orientadores e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, esta formação, em Música, pretende desenvolver práticas pedagógicas inovadoras que valorizem o papel central da Educação Artística, no contexto escolar.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Objetivos
- Contribuir para o desenvolvimento da Educação Artística, na área da música, no âmbito da missão do Programa de Educação Estética e Artística. - Analisar o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, a Matriz Curricular em Educação Artística, as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e as Aprendizagens Essenciais para a Música. - Desenvolver um conjunto de referentes, através de atividades especificas, que promovam uma pedagogia ativa centrada na criação, na experiência e na exploração do mundo envolvente, bem como na interpretação musical, privilegiando a voz, o corpo e os objetos / instrumentos. - Promover metodologias de ensino inovadoras recorrendo a meios, materiais, dispositivos e instrumentos, com diversidade sonora/musical e expressiva. - Valorizar o papel da Educação Artística como forte potenciador do desenvolvimento pleno do sujeito e nas relações com os outros, relacionando a música com as outras áreas do saber.
Conteúdos
Contextualização (1h) - Princípios orientadores do Programa de Educação Estética e Artística (PEEA). A Música no âmbito do PEEA. - Educação Pré-Escolar e o 1.º ciclo do Ensino Básico. Documentos de referência: Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória, Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar; Educação Artística no 1.º Ciclo do Ensino Básico - Matriz Curricular/Musica. Conteúdos específicos da Música (4 horas) Elementos musicais. · Timbre, altura, dinâmica, ritmo, forma. Domínios. · Criação - A criatividade e a improvisação em música; · Audição - Escuta musical ativa; · Interpretação – voz, corpo e instrumentos; · Contextos Musicais - Música, sociedade, cultura e história; · Simbolização/representação musical convencional e não convencional. Enquadramento. · O corpo humano enquanto primeiro (e principal) instrumento de expressão artística em Música; · Música para todos - metodologias ativas e respetivos pedagogos; · A multiplicidade da Música (géneros/estilos), sua relevância e transversalidade com outras áreas do saber. Recursos educativos (16 h) Criação (4 h) 1. Estímulo à experimentação sonora. 2. Criação e improvisação - corpo e objetos; 3. Percursos de aprendizagem com Pedagogia musical ativa; 4. Exploração/criação sonoro-musical com formas, estilos, géneros e tecnologias diferenciadas. 5. Atividade: criação e improvisação de ambientes sonoros, sequências e peças musicais. Corpo (4 h) 1. O corpo como instrumento de expressão artística em Música; 2. Timbre, Ritmo, pulsação, acentuação, andamentos; 3. Percursos de aprendizagem: metodologia ativa; 4. Timbres e ritmos corporais - improvisação e interpretação em géneros e estilos diferentes; 5. Atividade: Exercícios rítmico-corporais, Música e movimento. A voz (4 h) 1. A voz como instrumento: importância e cuidados (relaxamento, respiração e vocalizos); 2. Parâmetros musicais: exploração de potencialidades do aparelho fonador; 3. Metodologias e técnicas de ensino de canções e jogos prosódicos: pedagogia musical ativa; 4. Técnicas de execução e de interpretação musical (voz falada e cantada) e música de conjunto; 5. Atividades: Escolha e seleção de canções e cantos rítmicos de acordo com a faixa etária e o desenvolvimento musical dos alunos. Representação e contextualização (4 h) 1. Repertório musical e contexto sociocultural: escolha de canções, jogos prosódicos, peças para escuta orientada; 2. Audição e interpretação de peças musicais com formas, estilos, géneros e tecnologias diferenciadas; 3. Música para todos e a transversalidade do currículo; 4. Técnicas de interpretação e prática de musical de conjunto: vocal, corporal e instrumental. 5. Atividades: Exploração de códigos e formas diferenciadas de representação gráfica dos sons (convencionais e não convencionais); Exploração de instrumental Orff. Reflexão e exposição de propostas de trabalho (4 h) 1. Apreseação de proposta de um recurso educativo que reflita os conteúdos abordados na ação.
Metodologias
Presencial: Sessões teórico-práticas. Os conteúdos são expostos no decurso da apresentação com uma sequência de recursos, materiais, dispositivos e instrumentos para a prática educativa. Simultaneamente, desenvolvem-se modelos pedagógicos preconizados pelo PEEA, no âmbito da área da Música, centrados numa aprendizagem que potencie o desenvolvimento pleno do aluno. Neste enquadramento, a apresentação do conjunto dos recursos educativos é acompanhada pelos procedimentos necessários à sua produção, manuseamento a aplicação em contexto escolar. Reflexão e exposição das propostas a serem apresentadas como trabalho individual.
Avaliação
A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua, de acordo com os seguintes critérios: Participação/Contribuição - 50%; Trabalho de aplicação de Conteúdos (Projeto e reflexão crítica) - 50%.
Bibliografia
Gordon, E. (2000). Teoria da Aprendizagem Musical: Competências, Conteúdos e Padrões. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Swanwick, K. (1988).Music, Mind, and Education. London: Routledge. UNESCO (2006). Roteiro para a Educação Artística. Desenvolver as Capacidades Criativas para o Séc. XXI. Lisboa: Comissão Nacional da UNESCO. Willems, E. (1970). As Bases Psicológicas da Educação Musical. Fribourg Editions Pro-Música. Wuytack, J., & Palheiros, G. (1995). Audição Musical Activa. Associação Wuytack de Pedagogia Musical, Porto.
Anexo(s)
Observações
PASTA - Nº 26-2022 Separador 10
Datas: Funcionará na Escola Neves Júnior Sessões de 3h das 16h às 19h: 19/01, 26/01, 02/02, 09/02, 16/02, 09/03, 16/03 Sessão de 4h das15h30 às 19.30 23/03
Formador
Maria João Martins Teixeira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 19-01-2022 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 26-01-2022 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 02-02-2022 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 09-02-2022 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 16-02-2022 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 09-03-2022 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 16-03-2022 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 23-03-2022 (Quarta-feira) | 16:00 - 20:00 | 4:00 | Presencial |