210

PLANIFICAÇÃO DE MATERIAIS DE APOIO À REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DA COMPONENTE DE FÍSICA - 11º ANO turma T1

Apresentação

No âmbito da revisão curricular iniciada em 2012, e em continuidade com o Programa de Física e Química para o Ensino Básico, o Programa e Metas Curriculares para o Secundário estabelecem o conjunto de conhecimentos e de capacidades essenciais que os alunos devem adquirir e desenvolver no decurso do Ensino Secundário, na disciplina de Física e Química A. As Metas Curriculares e o Programa formam um documento único, elencam, para cada domínio e em consonância com os conteúdos, os objectivos gerais a atingir. Os descritores apontam para desempenhos específicos e avaliáveis que os alunos deverão evidenciar para que esses objetivos se considerem cumpridos. A partir do ano letivo 2015/2016 o novo Programa e Metas Curriculares para a disciplina de Física e Química do Ensino Secundário entraram em vigor. Em agosto de 2018, tendo por base os documentos curriculares em vigor, surgem as aprendizagens essenciais. Este Curso pretende fazer o estudo das metas curriculares e das aprendizagens essenciais da componente experimental de Física para o 10º ano da disciplina de Física e Química A, de forma a contribuir para a formação dos professores na área científica específica e na didática.

Destinatários

Professores do grupo 510

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo 510. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo 510.

Objetivos

- Aprofundar conhecimentos relacionados com os conteúdos do programa, metas curriculares e aprendizagens essenciais da componente experimental de Física do 11º ano da disciplina de Física e Química A, do Ensino Secundário; - Planificar as atividades experimentais para a componente de Física do 11º ano a partir da definição estratégias de utilização de materiais e equipamentos. - Produzir materiais de apoio que facilitem o processo de execução das diferentes atividades experimentais assim como da sua avaliação.

Conteúdos

- Apresentação geral do programa com vista ao enquadramento da atividades experimentais essenciais. – 1 hora. - Análise das metas curriculares e das aprendizagens – 3,5 horas. - Atividades prático-laboratoriais: ● Queda livre: Força gravítica e aceleração da gravidade – 3,5 horas. ● Forças nos movimentos retilíneos acelerado e uniforme – 3,5 horas. ● Movimento uniformemente retardado: velocidade e deslocamento – 3,5 horas. ● Características do som – 3,5 horas. ● Velocidade de propagação do som – 3,5 horas. ● Ondas: absorção, reflexão, refração e reflexão total – 3,5 horas. ● Comprimento de onda e difração – 3,5 horas. - Balanço e avaliação do trabalho efetuado – 1 hora.

Metodologias

Para cada atividade experimental referenciada nas aprendizagens essenciais: ● Seleção e montagem de equipamento específico para cada atividade experimental; ● Planificação de materiais de apoio à realização das atividades experimentais. ● Construção de questões tipo que visem a avaliação do desempenho dos alunos bom base nas metas curriculares especificas para as várias atividades experimentais

Avaliação

Participação [40%] - Nas tarefas de realização em sala de aula, assiduidade e pontualidade. Produtividade [60%] - Qualidade do trabalho final, seja de tipo ensaio ou prova de conhecimentos: pertinência, rigor, clareza, aprofundamento, reflexão crítica, apresentação formal. TIPOLOGIA DOS TRABALHOS Trabalho tipo ensaio

Bibliografia

Almeida, M. J., Costa, M. R., Fundamentos de Física. Coimbra, Editora Almedina, 3º edição, 2012 Fiolhais, C. e al., Metas Curriculares do 3º ciclo do Ensino Básico – Ciências Físico-Químicas, Ministério da Educação e Ciência: Direção Geral da Educação, 2013 Fiolhais, C. e al., Programas e Metas Curriculares de Física e Química A. 10º e 11º anos. Ministério da Educação e Ciência: Direção Geral da Educação, 2014. <https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Secundario/Documentos/Documentos_Disciplinas_novo/Curso_Ciencias_Tecnologias/Fisica_Quimica_A/programa_fqa_10_11.pdf>. Acedido em: 8 nov. 2019. Aprendizagens Essenciais de Física e Química A. Disponível em: <https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/11_fq_a.pdf>. Acedido em: 6 jul. 2020.

Anexo(s)

Observações

PASTA - Nº 25-2022 Separador 2

Formador

João António Tolentino dos Reis Lucas

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 14-01-2022 (Sexta-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Presencial
2 21-01-2022 (Sexta-feira) 15:00 - 19:00 4:00 Presencial
3 28-01-2022 (Sexta-feira) 15:30 - 19:00 3:30 Presencial
4 04-02-2022 (Sexta-feira) 15:00 - 19:00 4:00 Presencial
5 11-02-2022 (Sexta-feira) 15:30 - 19:00 3:30 Presencial
6 18-02-2022 (Sexta-feira) 15:00 - 19:00 4:00 Presencial
7 25-02-2022 (Sexta-feira) 15:30 - 19:00 3:30 Presencial
8 11-03-2022 (Sexta-feira) 15:30 - 19:00 3:30 Presencial
9 18-03-2022 (Sexta-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Presencial
Início: 14-01-2022
Fim: 18-03-2022
Acreditação: CCPFC/ACC-108678/20
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 30 h
Local: ESCOLA SECUNDÁRIA JOÃO DE DEUS - sala 200D