“INFORMAÇÃO DE LEITURA FÁCIL – REGRAS EUROPEIAS” turma T1
Apresentação
A informação de «leitura fácil» é aquela que é redigida de forma simples para que as pessoas com deficiência intelectual e as pessoas em geral a possam compreender; Todas as pessoas têm direito a aceder a informação que possam compreender; Sensibilizar as pessoas para estes conteúdos; Melhorar a inclusão de pessoas com deficiência e suas famílias; Promover a produção e partilha de produtos, práticas educativas, estratégias e metodologias facilitadoras da inclusão dos alunos; Aprender a fazer material de leitura fácil.
Destinatários
Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Conteúdos
Divulgação dos serviços e da atividade dos Centros de Recursos de Tecnologias de Informação e Comunicação para a Educação Especial (CRTIC) - centros prescritores de produtos de apoio do Ministério da Educação; Estratégia sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência 2021-2030; Regras europeias para fazer informação fácil de ler e de perceber; Escrever o texto original em leitura fácil; Traduzir um texto difícil para leitura fácil; Trabalho prático; Construção de recursos educativos adaptados, com base nos documentos apresentados e discutidos
Observações
Pasta 27 ACD Separador 21
Formador
Maria de Fátima Lopes Borralho
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 18-01-2022 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |