203

IIº CICLO DE CONFERÊNCIAS TEMÁTICAS: A VOZ AOS FORMADORES E AOS FORMANDOS/ Conquistas e ambições no domínio da formação contínua turma T1

Apresentação

De acordo com Jesuíno (in Caetano, 2007), a avaliação da formação envolve uma multiplicidade de construtos – da personalidade às motivações, da aprendizagem aos processos de influência, das atitudes aos comportamentos, incluindo as variáveis macro contextuais tanto ao nível próximo das organizações como ao nível distal das culturas sociais. A avaliação do impacto da formação e a avaliação da transferência das aprendizagens são duas áreas específicas para as quais são necessários mais estudos, dado que se verifica uma ausência de teorias ou modelos devidamente concebidos e testados que possam ser aplicados Considerando que o Regime Jurídico de Formação Contínua de Professores/as (RJFCP), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de Fevereiro, determina, no seu Artigo 14º, que a regulamentação para acreditação de formadores/as é da competência do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) considerando, ainda, a importância do papel central dos formadores/as no sistema de formação contínua, o aumento significativo das graduações de potenciais formadores/as, a melhoria significativa da formação e qualificação dos/as docentes, bem como as alterações ocorridas nos graus académicos e diplomas no Ensino Superior , o CCPFC entendeu rever o processo de acreditação dos formadores/as adequando-o à evolução do sistema educativo.

Destinatários

Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Conteúdos

• Estatuto de formador • Sistema Educativo • Experiências profissionais e pessoais • Mudança organizacional • Mudança profissional • Impacto

Observações

Pasta 27 ACD Separador 16

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 13-12-2021 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
Início: 13-12-2021
Fim: 13-12-2021
Acreditação: Registo 143 CD nº31 07.10.2021
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: ZOOM