202

IIº CICLO DE CONFERÊNCIAS TEMÁTICAS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ISOMORFISMO PEDAGÓGICO turma T1

Apresentação

Embora fosse introduzido um sistema de formação ou formação/progressão e criadas condições para que todos os professores tivessem acesso à formação para a generalidade dos professores não está interiorizada a ideia de formação permanente e a mesma está associada a exigências burocrático-administrativas de progressão na carreira e não a uma condição de melhoria efetiva do seu desempenho na escola. O impacto da formação sobre a aprendizagem dos alunos está fundamentalmente associado à transferência que os professores fazem da formação em que participaram para o seu desempenho na sala de aula, assim como o impacto da atualização de competências sobre o funcionamento geral da escola está fundamentalmente associado à transferência da formação. A propósito do impacto da formação, Caetano (2003) refere que a transferência da formação se traduz na aplicação dos conhecimentos e técnicas que os formandos aprenderam nas ações que frequentaram e que o mesmo se deve constituir como o fator mais importante a ter em consideração na avaliação da eficácia da própria formação, porque esta não se constitui como um fim em si própria, mas, sim, como um meio para melhorar o desempenho profissional dos docentes e, através dele, aumentar o sucesso escolar dos alunos e melhorar o funcionamento global da escola.

Destinatários

Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Conteúdos

• Conhecimento profissional docente • Formação de professores • O isomorfismo pedagógico • O perfil dos formadores

Observações

Pasta 27 ACD Separador 15

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-12-2021 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
Início: 06-12-2021
Fim: 06-12-2021
Acreditação: Registo 142 CD nº31 07.10.2021
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: ZOOM