20

LITERACIA DIGITAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA E NO DESPORTO ESCOLAR – UMA ABORDAGEM INTEGRADA NA PROMOÇÃO DA COMUNICAÇÃO DIGITAL ENTRE OS MEMBROS DA COMUNIDADE EDUCATIVA turma T1

Apresentação

Com esta formação pretende-se utilizar como referência para a organização do trabalho a desenvolver o European Framework for The Digital Competence of Educators (DigCompEdu. EU, 2017), possibilitando uma aprendizagem mais consolidada.

Destinatários

Professores dos Grupos 260 e 620

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620.

Objetivos

Pretende-se sensibilizar para a utilização de ferramentas digitais adaptadas à WEB 2.0 no planeamento, organização e operacionalização dos projetos de EF, visando o desenvolvimento desta área curricular, em linha com as competências definidas no PA; criar competências que lhes possibilitem utilizar diferentes ferramentas digitais para comunicar e colaborar com os outros elementos da comunidade educativa; numa lógica de resolução de problemas, que consigam ter a capacidade de melhor identificar quais as ferramentas digitais que melhor concorrem para os objectivos curriculares expressos nos documentos de escola orientadores das práticas dos professores; que fiquem melhor preparados para ajudar os alunos a adquirirem habilidades em TIC no contexto da disciplina de EF e DE; que tenham a capacidade de avaliar os efeitos produzidos e o impacto da formação.

Conteúdos

Bloco 1. Regime de ensino à distância (b-learning, sessão assíncrona) através da utilização de uma plataforma digital de aprendizagem (Moodle Educom). (2 horas) Apresentação dos formandos e ambientação à plataforma e participação no fórum – “As minhas expectativas em relação à formação” e interação com o formador (1 hora). Leitura da documentação de apoio à formação (1 hora). Bloco 2. Horas presenciais. (6 horas) Exploração de ferramentas digitais (voz sobre ip, chat, email p.e.Skype, WhatsApp e Gmail) para comunicar de um modo eficaz e seguro. Exercícios práticos realizados pelos formandos, com o apoio do formador. (3 horas). Exploração de técnicas de escrita para a web (usabilidade); exercícios práticos realizados pelos formandos, com o apoio do formador. (3 horas). Bloco 3. Horas de trabalho autónomo com componente à distância através da utilização de uma plataforma digital de aprendizagem (Ex.: moodle). (4,5 horas) Participação no fórum “Comunicar de modo digital no contexto da Educação Física e do Desporto Escolar” partilhando experiências e dificuldades relacionadas com a utilização das ferramentas selecionadas. (3 horas) Avaliação por pares dos conteúdos produzidos no âmbito da participação no fórum “Comunicar Digitalmente”, interagindo com o formador e entre pares.. (1,5 horas). Bloco 4. Horas presenciais. (6 horas) Exploração de ferramentas de publicação online (p.e. Wordpress, Winx) como meio de publicação na nuvem, de conteúdos educativos relacionados com a Educação Física e com o Desporto Escolar. Exercícios práticos realizados pelos formandos, com o apoio do formador (6,5 horas). Bloco 5. Regime de ensino à distância (b-learning, sessão assíncrona) através da utilização de uma plataforma digital de aprendizagem (Moodle Educom). (6 horas) Participação no fórum “O meu/nosso WEBSITE” partilhando experiências e dificuldades relacionadas com a utilização das ferramentas selecionadas. (2,5 horas) Avaliação por pares dos conteúdos produzidos no âmbito da participação no fórum “O meu/nosso WEBSITE”, com maior foco nos objetivos, o público alvo e os argumentos que fundamentam a escolha da tipologia de website selecionada e criada, interagindo com o formador e entre pares (1,5 horas). Realização de trabalho individual e reflexão crítica (1,5 horas). Preenchimento de questionário - Avaliação da ação. (0,5 horas).

Metodologias

A parte presencial terá características teórico-práticas, integrando as seguintes fases: Fase apresentação e breve discussão do problema. É apresentado um exemplo prático da problemática, com uma breve discussão de possíveis soluções; Fase apresentação de soluções. Apresentação de ferramentas digitais mais apropriadas para resolução do problema indicado; Fase resolução de problema. Os formandos, refletem sobre o problema indicado, consideram as sugestões apresentadas e selecionam a solução que melhor se adaptam ao contexto educativo onde trabalham. Regime de ensino à distância (b-learning, sessão assíncrona) através da utilização de uma plataforma de aprendizagem (Moodle Educom); Na 1ª parte poderão ter conhecimento dos objetivos da formação, programa conteúdos e processo de avaliação, assim como iniciar um processo de reflexão sobre a temática central desta formação; Na 2ª e 3ª parte a finalidade será a troca de experiências e estratégias no desenvolvimento da EF e do DE, a partir da utilização das ferramentas selecionadas e experienciadas, no sentido de promover reflexão individual e criar conhecimento relacionado uma melhor literacia digital.

Avaliação

O regime de avaliação será feito segundo dois critérios: participação e apreciação de trabalho à distância e presencial. Os pesos relativos de cada um destes critérios serão os seguintes: participação (25%), trabalho em regime de B-Learning (50%) e trabalho presencial (25%).

Modelo

PASTA - Nº 21-2020 Separador 2

Bibliografia

2011, Departamento do Ensino Básico. Programa Educação Física - Ensino Básico 3º Ciclo (Reajustamento). Ministério da Educação. 2011, Departamento do Ensino Secundário. Programa de Educação Física – 10º, 11º 12º anos, Cursos Gerais e Profissionais. Ministério da Educação. 2011, UNESCO. Unesco ICT. Competency Framework for Teachers. Paris, França. 2017, European Framework for the Digital Competence of Educators. DigCompEdu. União Europeia. 2018, Aprendizagens Essenciais em Educação Física. Ensino Básico. Direção Geral de Educação. Ministério da Educação. 2018, Aprendizagens Essenciais em Educação Física. Ensino Secundário. Direção Geral de Educação. Ministério da Educação. 2018, INCoDe.2030 – National Digital Competences Initiative e.2030, FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal.

Anexo(s)

Observações

PASTA - Nº 21-2020 Separador 2

Formador

Nuno Miguel Grilo Fialho

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 26-10-2020 (Segunda-feira) 16:00 - 18:00 2:00 presencial
2 02-11-2020 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 presencial
3 09-11-2020 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 presencial
4 12-11-2020 (Quinta-feira) 16:30 - 20:00 3:30 presencial
5 19-11-2020 (Quinta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
6 26-11-2020 (Quinta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 presencial
7 30-11-2020 (Segunda-feira) 16:30 - 20:00 3:30 presencial
8 03-12-2020 (Quinta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 presencial
9 14-12-2020 (Segunda-feira) 16:30 - 20:00 3:30 presencial
Início: 26-10-2020
Fim: 01-12-2020
Acreditação: CCPFC/ACC-108957/20
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: ZOOM