UTILIZAÇÃO DA GOOGLE DRIVE E DA GOOGLE CLASSROOM NO CONTEXTO DA FLEXIBILIDADE CURRICULAR turma T1
Apresentação
Para fazer face aos novos desafios que a sociedade enfrenta o Decreto-lei nº 55/2018 conferiu autonomia às escolas de modo a garantir que todos os alunos adquiram os conhecimentos e desenvolvam capacidade e atitudes que contribuam para alcançar as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. A realização de aprendizagens significativas e o desenvolvimento de competências mais complexas pressupõem a capacidade de trabalhar colaborativamente (alunos, professores e professores com alunos). É por isso necessário proporcionar aos docentes a formação necessária para a optimização das tarefas de de caráter profissional e organizacional que, a todo o momento, são chamados a executar. A valorização do trabalho colaborativo e interdisciplinar, o desenvolvimento de ações estratégicas de ensino orientadas para o perfil dos alunos e o acompanhamento do progresso dos alunos na sua realização pode ser operacionalizada recorrendo aos serviços digitais disponibilizados pela Google Drive ou pela Google Classroom . Em síntese, o propósito da ação é dotar os docentes de capacidades para executar tarefas e, ao mesmo tempo, dar-lhes um sentido pedagógico contextualizado.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Saber utilizar os serviços Google como um recurso digital passível de apoiar atividades de aprendizagem ativa ● Saber utilizar os serviços Google em contexto de organização e gestão escolar; ● Contribuir para criar dinâmicas de trabalho colaborativo na escola ● Transferir ficheiros volumosos.
Conteúdos
● Potencialidades do trabalho colaborativo na Drive ● Criação de um ficheiro Doc, partilha e realização de trabalho colaborativo (planificações, atas, planos de atividades, etc.). ● Recomendações para a gestão e identificação de documentos digitais ● Google Chrome (gestão de conta, sincronização, passwords, incognito window) ● Google Sheet (grelhas de avaliação, cronogramas, listas de alunos e fotos) ● Formulários (aplicação formulário e visualização das respostas) ● Google photos (fotos da turma, álbuns, livros de fotos) ● Organização da conta de correio electrónico (etiquetas e filtros, contactos, anexos, etc.) ● A Drive e o Plano Anual de actividades no Agrupamento de Escolas João de Deus ● Os Slides como ferramenta para construir colaborativamente um livro ● O Wetransfer ● Classroom ● Calendário, tarefas e eventos ● Google keep
Metodologias
As atividades e tarefas serão trabalhadas, após o enquadramento teórico, com um acentuado carácter aplicado. Tendo em conta a matéria da ação serão utilizados todos os recursos tecnológicos para fornecer as ferramentas pedagógicas adequadas para uma utilização educativa contextualizada na escola e na comunidade.
Avaliação
Os formandos/participantes serão avaliados pela participação/presença e pelo empenhamento nas atividades promovidas, de modo continuado, tendo como referência os objetivos da ação e através da realização de um trabalho individual e/ou de grupo sobre as temáticas relacionadas com os conteúdos da ação, abordados nas diversas sessões. Serão tomados em consideração os seguintes aspetos: ● Participação – 25% ○ Realização das Tarefas nas Sessões ● Aquisição de conhecimentos – 60% ○ Produção de Trabalhos e/ou Materiais ○ Aplicação em contexto escolar ● Reflexão crítica – 15%
Bibliografia
Google for Educators: The Best Features for Busy Teachers Edutopia: George Lucas Educational Foundation https://www.edutopia.org/google-for-educators Welcome to your first day of Classroom Google for education: Teacher Center, https://teachercenter.withgoogle.com/first-day-trainings/welcome-to-classroom
Anexo(s)
Observações
PASTA - Nº 4-2022 Separador 4 - Candidatura ...000036
Formador
Carla Carmo Correia Limpo de Assis
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 24-01-2022 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 31-01-2022 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
3 | 07-02-2022 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
4 | 14-02-2022 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
5 | 07-03-2022 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |