193

JOGAR COM IDEIAS NO ROBÓTICA XL turma T1

Apresentação

A Robótica está cada vez mais na ordem do dia, tendo esta área um enorme potencial de empregabilidade num futuro próximo. Há imensas atividades criativas e motivadoras para os mais jovens, como tal, os professores devem estar atentos e preparados para estes desafios. Verificando-se que muitos professores ainda continuam a sentir lacunas na aplicação das Tecnologias, Eletrónica, Robótica, Domótica e no sentido de melhorar as suas competências essenciais na educação dos alunos, pretende-se com esta oficina de formação, estimular os vários docentes a empenharem-se no desenvolvimento de novas experiências e em aprendizagens potencializadoras e relevantes. Os professores formandos, vão aprender a usar ferramentas de programação no Tinkercad Circuitos, onde se pode criar códigos, simular componentes e carregar posteriormente os códigos num produto final. Os participantes terão a oportunidade de criar uma parte mecânica em 3D, uma placa eletrónica e programar um robô móvel autónomo. Podem ainda desenvolver outras atividades relevantes na área.

Destinatários

Professores dos grupos 530, 540 e 550

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 530, 540 e 550. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 530, 540 e 550.

Objetivos

Aprofundar conhecimentos básicos de eletrónica; • Adquirir/aperfeiçoar o conhecimento básico de robótica móvel e autónoma; • Fazer/aplicar técnicas de soldadura de componentes eletrónicos; • Aprender a usar ferramentas de processamento de imagem com recurso a câmaras e visão por computador • Adquirir/aperfeiçoar o conhecimento de novas plataformas robóticas; • Aprender a programar robôs com recurso a ferramentas gráficas (mBlock editor do Scratch 2.0); • Adquirir conhecimentos dos principais desafios científicos na área da robótica; • Aquisição de equipamento robótico didático para as suas aulas.

Conteúdos

Circuitos Elétricos/ Eletrónicos; O que é a Eletricidade; Grandezas Elétricas; Simbologia; Leis Fundamentais; Efeitos da Eletricidade; Eletrónica; Simbologia; Componentes Eletrónicos Básicos; Introdução às linguagens de programação C++”; Construção de robôs; Testes de programação com “MBlock e Tinkercad Circuitos”; Programação em Arduíno; Programação microcontrolador ESP8266 WiFi; Desenvolvimento de um robot autónomo; Construção de uma Impressora 3D caseira; Construção de PLC Arduíno; Impressão em 3D;

Metodologias

O formador apresenta os conteúdos, fornece os materiais de apoio e exemplos de aplicação dos conceitos na prática pedagógica. No final de cada sessão teórica de 3 horas os (as) formandos (as) deverão discutir os temas e exemplos em debate, assim como a elaboração/construção dos possíveis materiais ou maquetes sobre o tema analisado. Por exemplo: organizar unidades de trabalho, elaborar critérios de avaliação ou listas de atividades. Esses materiais poderão ter suporte digital. São 15 horas de trabalho presenciais sob a orientação do formador e 15 horas de trabalho autónomo com os alunos. Sessão nº 1 – Apresentação aos alunos do projeto de formação “Cube de Robótica XL”, como envolver as aulas. Sessão nº 2 – Testes em aula de circuitos elétricos/eletrónicos. Sessão nº 3 – Desenvolvimento em aula de projetos e maquetes diversos com recurso aos microcontroladores Arduíno. Sessão nº 4 – implementação em aula da impressão 3D. Sessão nº 5 – Avaliação dos projetos desenvolvidos na aula e apresentar na comunidade educativa.

Avaliação

Avaliação quantitativa dos formandos, na escala de 1 a 10 valores, segundo decisões da Comissão Pedagógica e deve também ser rigorosamente observado o estipulado nos n.ºs 1 a 4 e 7 a 9 do artigo 4.º do Despacho n.º 4595/2015 do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, publicado no Diário da República, 2.ª Série, N.º 87, de 6 de Maio.

Bibliografia

https://www.tinkercad.com/ http://www.picaxe.com/ http://ultimaker.utopica3d.com/software/cura https://www.raspberrypi.org/ https://www.arduinoportugal.pt/ http://www.20.eleya.com https://www.electrofun.pt/comunicacao/modulo-wifi-esp8266

Observações

PASTA - Nº 26-2022 Separador 7

2, 9, 16, 23 fevereiro e 2 de março, entre as 16:30 - 19:00, na sala do Clube de Robótica , F0.07

Formador

Álvaro Ludgero Lopes Sebastião

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 02-02-2022 (Quarta-feira) 16:30 - 19:00 2:30 Presencial
2 09-02-2022 (Quarta-feira) 16:30 - 19:00 2:30 Presencial
3 16-02-2022 (Quarta-feira) 16:30 - 19:00 2:30 Presencial
4 23-02-2022 (Quarta-feira) 16:30 - 19:00 2:30 Presencial
5 02-03-2022 (Quarta-feira) 16:30 - 19:00 2:30 Presencial
Início: 02-02-2022
Fim: 02-03-2022
Acreditação: CCPFC/ACC-113102/21
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO LOPES