APRENDIZAGENS ATIVAS E AVALIAÇÃO PARA AS APRENDIZAGENS COM A PLATAFORMA MILAGE APRENDER+ turma T2
Apresentação
Pretende-se explorar a app MILAGE APRENDER+ para dispositivos móveis que visa melhorar o desempenho dos alunos, estendendo o ambiente de aprendizagem da sala de aula tradicional para uma sala de aula virtual, num sistema de aprendizagem misto (blended-learning), para manter os alunos motivados para aprenderem pela exploração motivadora de ferramentas suportadas pelas TIC. A app inclui um esquema de autoavaliação e de avaliação pelos pares que visa estimular o trabalho autónomo do aluno, a aprendizagem ativa e a avaliação formativa. Será também explorada a aplicação MILAGE APRENDER+ PROFESSORES que permite que os docentes monitorizem todo o desempenho dos seus alunos na aplicação.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico (1.º, 2.º e 3.º ciclos) e Secundário, Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico (1.º, 2.º e 3.º ciclos) e Secundário, Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Refletir sobre a integração do blended learning e da estratégia de gamificação nas práticas pedagógicas. Explorar as apps MILAGE APRENDER+ e MILAGE APRENDER+ PROFESSORES. Incentivar os docentes a promoverem a motivação dos alunos para o estudo, para a aprendizagem autónoma e para a aprendizagem ativa, e a tirarem partido das TIC na aprendizagem. Promover a autoavaliação, a avaliação formativa, a avaliação por pares e a diferenciação pedagógica. Estimular a inclusão do blended learning nas práticas pedagógicas
Conteúdos
Módulo 1: A aprendizagem móvel e o papel da autonomia na promoção do estudo e das aprendizagens (1h online síncrona + 1h assíncrona). Apresentação do formador, dos formandos e do curso de formação: objetivos, conteúdos, avaliação e cronograma. Aprendizagens ativas com a plataforma MILAGE APRENDER+ Instalação da aplicação MILAGE APRENDER+ e registo dos formandos na aplicação. Módulo 2: Introdução à plataforma MILAGE APRENDER+ pela exploração da app MILAGE APRENDER+ (1h30 online síncronas + 1h assíncrona). Introdução à plataforma MILAGE APRENDER+ pela exploração da app MILAGE APRENDER+. Inscrição na turma. Ambiente de trabalho da app MILAGE APRENDER+. Exploração da aplicação na vertente do aluno. Resolução de uma ficha Avaliação formativa, autoavaliação e avaliação dos pares. Instalação da aplicação MILAGE APRENDER+ PROFESSORES. Elaboração de um portefólio individual da formação com recurso a uma ferramenta digital, nomeadamente o Padlet. Módulo 3: Exploração da aplicação MILAGE APRENDER+ PROFESSORES (1h30 online síncronas + 6h assíncronas). Exploração da plataforma MILAGE APRENDER+ PROFESSORES. Criação de turmas na aplicação MILAGE APRENDER+ PROFESSORES. Configurações da aplicação: Aderir a uma disciplina, aderir a um grupo/turma, criar um grupo/turma, consultar fichas de trabalho disponíveis na plataforma, consultar as questões presentes nas fichas de trabalho, aceder aos alunos das turmas e consultar o e-portefólio dos alunos; Elaboração de um plano e implementação da app MILAGE APRENDER+ no contexto de trabalho de cada formando (“Plano de atividade de aprendizagem”) num quadro de gestão do currículo. Implementação do Plano de atividade delineado. Módulo 4: - Apresentação, discussão e reflexão sobre o trabalho realizado durante a formação. Avaliação da ação, orientações para elaborar o relatório individual de reflexão crítica. (2h online síncronas + 1h assíncrona).
Metodologias
A ação desenrolar-se-á ao longo de um período letivo, repartindo-se em 4 sessões online síncronas e 4 sessões online assíncronas intercaladas, perfazendo um total de 15 horas. Sessões online síncronas, realizadas em videoconferência, onde serão apresentados os conteúdos de referência através de: - uma componente mais teórica que adotará uma metodologia mais expositiva, centrada na transmissão de conteúdos, e uma metodologia demonstrativa e interrogativa, assumindo uma abordagem dialógica e de interação entre formador e formandos; - uma componente prática que irá privilegiar uma dinâmica ativa, centrada na simulação e metodologia de aprendizagem por execução de tarefas. Sessões assíncronas nas quais, sob a orientação do formador, os formandos implementam a aplicação MILAGE APRENDER+ com os seus alunos, num quadro de gestão do currículo, realizam as tarefas propostas nas sessões síncronas, aprofundam os temas abordados e as funcionalidades das aplicações MILAGE APRENDER+ e MILAGE APRENDER+ PROFESSORES
Avaliação
Os formandos serão avaliados de forma contínua, ao longo do processo de formação, tendo em conta o seu envolvimento, empenho e capacidade crítica, nomeadamente através de trabalhos solicitados destacando-se o processo de implementação da aplicação MILAGE APRENDER+ nos contextos profissionais dos formandos usando os recursos didáticos da disciplina na plataforma MILAGE APRENDER+. No final da formação os formandos deverão realizar um trabalho individual que consistirá num relatório reflexivo sobre o trabalho empreendido e as suas implicações ao nível do desenvolvimento pessoal e profissional, nomeadamente no desenvolvimento de competências digitais e de resolução de problemas, na aquisição dos conhecimentos, na eficácia da gestão do currículo e melhoria da sua prática letiva. Os parâmetros e critérios a utilizar são: participação nas sessões síncronas (10%), implementação do plano de atividade de aprendizagem (50%), e portefólio da formação (20%), relatório de reflexão crítica (20%)
Modelo
PASTA - Nº 25-2022 Separador 4 Turma 1 PASTA - Nº 25-2022 Separador 5 Turma 2 PASTA - Nº 25-2022 Separador 6 Turma 3 PASTA - Nº 25-2022 Separador 7 Turma 4
Bibliografia
formative proposal. Sisyphus Journal of Education, 7(1), pp. 46-61. doi:DOI: https://doi.org/10.25749/sis.15364 Leptokaridou, E. T., Vlachopoulos, S. P., and Papaioannou, A.G. (2016). Experimental longitudinal test of the influence of autonomy-supportive teaching on motivation for participation in elementary school physical education. Educational Psychology, 36(7), 1138-1159. Reeve, J. (2006). Teachers as facilitators: What autonomy-supportive teachers do and why their students benefit. The Elementary School Journal, 106, 225236 Sanches, L. L. (2017). As potencialidades das TIC no combate ao insucesso e abandono escolar no ensino básico (Dissertação de Mestrado). Lisboa: Instituto de Educação - Universidade de Lisboa. Obtido de http://hdl.handle.net/10451/31558 Wang, J. C. K., Ng, B. L., Liu, W. C., and Ryan, R. M. (2016). Can being autonomy-supportive in teaching improve students self-regulation and performance?. In W. C. Liu, J. C. K. Wang, at R. M. Ryan (Eds.), Building Autonomous Learners (pp. 227-243). Singapore: Springer.
Anexo(s)
Formador
Sónia Lara da Silva Almeida
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-11-2021 (Quarta-feira) | 14:15 - 15:15 | 1:00 | Online síncrona |
2 | 11-11-2021 (Quinta-feira) | 18:00 - 19:00 | 1:00 | Online assíncrona |
3 | 17-11-2021 (Quarta-feira) | 14:15 - 15:45 | 1:30 | Online síncrona |
4 | 18-11-2021 (Quinta-feira) | 18:00 - 19:00 | 1:00 | Online assíncrona |
5 | 24-11-2021 (Quarta-feira) | 14:15 - 15:45 | 1:30 | Online síncrona |
6 | 12-01-2022 (Quarta-feira) | 14:00 - 20:00 | 6:00 | Online assíncrona |
7 | 02-02-2022 (Quarta-feira) | 14:15 - 16:15 | 2:00 | Online síncrona |
8 | 04-02-2022 (Sexta-feira) | 18:00 - 19:00 | 1:00 | Online assíncrona |