190

“Partilha e reflexão de experiências pedagógicas no âmbito da utilização da plataforma educativa digital MILAGE APRENDER+” turma T2

Apresentação

A OCDE desenhou uma malha concetual robusta capaz de explicar como se organizam e se operacionalizam, na prática, ambientes de aprendizagem inovadores (OCDE, 2017). Estes ambientes são definidos como espaços físicos flexíveis, que acolhem programas e práticas pedagógicas de ensino-aprendizagem interdisciplinares, com recurso a ferramentas digitais, que incentivam a participação dos alunos, privilegiam a sua ação, favorecem a autonomia, a criatividade e o envolvimento na construção individual ou coletiva do conhecimento, e no desenvolvimento de competências impulsionadoras para a aprendizagem ao longo da vida (Alves, Ferreira, Ribeiro, Machado, & Barbosa, 2015). Considerando a complexidade do processo de mudança, para a inclusão de ferramentas digitais, onde podemos incluir a plataforma digital educativa MILAGE, é necessária uma prática partilhada, refletida e planeada de modo a garantir aprendizagens significativas e de qualidade, num contexto orientado para a partilha de experiências, para o trabalho colaborativo e para a resolução de problemas que emergem no quotidiano da escola.

Destinatários

Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Conteúdos

1) Importância da partilha e da reflexão das práticas pedagógicas bem como da sua sistematicidade num processo de mudança; 2) Ambientes de aprendizagem inovadores mediados pela plataforma MILAGE; 3) Partilha e reflexão em torno de experiências pedagógicas, desenvolvidas em várias áreas curriculares e não curriculares dos diferentes níveis de ensino com recurso à plataforma MILAGE;

Anexo(s)

Observações

Pasta 28 ACD Separador 17 T1,T2,T3,T4

8 de março 5 de abril 10 de maio

Formador

Mauro Jorge Guerreiro Figueiredo

Suzi Silva Rodrigues

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-03-2022 (Terça-feira) 17:00 - 19:00 2:00 Online síncrona
Início: 08-03-2022
Fim: 10-05-2022
Acreditação: Registo 160 CD nº33 22.02.2022
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 6 h
Local: On line