DAR VOZ, PENSAR, OUVIR E FAZER PARTE FILOSOFIA, CIDADANIA, ARTE E CULTURA turma T1
Apresentação
Esta formação pretende contribuir para fomentar estratégias pedagógicas, ainda pouco utilizadas, recorrendo à prática da FcC, articulada com as Artes e a Cultura, com vista à integração escolar e social das crianças migrantes. Trata-se de contribuir para o sucesso escolar e bem-estar das crianças oriundas de vários contextos socioculturais, invertendo a sua situação de vulnerabilidade e tornando a sua presença participativa numa mais valia para todos. Pretende -se que estas crianças se possam afirmar como seres pensantes, e que o façam apoiando –se nas suas culturas de origem, formando destas uma representação positiva, para que consigam ultrapassar os obstáculos relacionados com a exclusão, e tomarem parte ativa na sua inclusão escolar
Destinatários
Docentes dos Grupos 100, 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes dos Grupos 100, 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes dos Grupos 100, 110.
Objetivos
- Dar a conhecer o potencial ético da Filosofia com Crianças, nomeadamente a nível da irradicação do preconceito, da intolerância, da descriminação. -Proporcionar a aquisição de atitudes e valores filosóficos que conduzam ao respeito pela diferença -Preparar os professores para serem promotores de convivência democrática e consciência cívica, em contexto de sala de aula. - Sensibilizar os formandos para o sentido de igualdade de todos os participantes enquanto seres pensantes, independentemente da idade, da cor de pele, etc. -Exercitar o diálogo participativo e colaborativo. -Desenvolver um trabalho a nível da atenção, da empatia, da abertura reflexiva e da escuta do outro. -Desenvolver competências para o diálogo filosófico e intercultural, inspirado na articulação com diferentes linguagens e expressões artísticas. -Dar a conhecer, na prática, como se proporcionam experiências de pensamento , a partir da experiência de vida das crianças.
Conteúdos
1-A prática da Filosofia com Crianças (FcC) e a fruição artística como modos de nos abrirmos ao Novo, ao Desconhecido e ao Inesperado, que a Infância traz consigo: 1A - O Espanto na interrogação filosófica, na infância e criação artística O medo face ao desconhecido e ao diferente. “Exercício do viajante” – exercício prático em torno do espanto e do medo e do tema da Viagem. “Exercícios para pensarmos aquilo que não pensamos antes”, a partir da leitura de diálogos entre crianças e, com base em manifestações artísticas. 1B - Do espanto às concepções metafísicas sobre a origem do mundo Conto africano sobre o tema da origem Questões e teorias sobre a origem do mundo, segundo crianças dos 6 aos 10 anos. 2- Uma ideia de Infância diferente: 2A - Apreender a Infância diferentemente, a partir de 3 concepções do tempo distintas Cronos, Kairos e Aion. Revisão crítica da temporalidade, tal como ela é pensada pelo sistema educativo. As crianças enquanto seres pensantes e o território dos porquês na Infância. 2B - A singularidade das crianças migrantes: narrativas de crianças residentes em Lisboa. A criança migrante: um obstáculo ou uma mais valia para todos? 3- Caminhos para se pensar diferentemente na escola: 3A - A igualdade das capacidades para se pensar, sem distinção de cor de pele, idade, origem cultural e linguística, etc. “Exercício filosófico para se desfazer hábitos reflexivos, resistências e hierarquias”, a partir de manifestações artísticas ou culturais. 3B - “E se tudo fosse amarelo?”– Apresentação de uma conversa filosófica, encenada pela artista Sílvia Real Análise do pensamento das crianças, recorrendo às ferramentas de certas práticas artísticas tais como a composição e a transformação dos erros em potências criadoras. 4-Caminhos para se pensar o racismo na escola: 4A - O significado das palavras: “Estrangeiro”, “minoria”, “preconceito”, “discriminação”, “raça”, “melanina”, “colonialismo”, “escravatura”. O racismo em Portugal. Que perguntas colocam as crianças de Lisboa? Exercício de diálogo participativo e colaborativo a partir das questões das crianças 4B - A visão dos indígenas sobre o branco, segundo o antropólogo brasileiro Viveiros de Castro e o pensador Davi Kopenawa Yaninami. “Exercícios para desconstruir as nossas visões euro-centradas”, a partir destes textos. Exercícios de diálogo colaborativo e participativo a partir da visita à Galeria Amazónia no Museu de etnologia, ou com base em fotos das mesmas. 4C - Atividades com base em recursos artístico- pedagógicos, usadas durante as mini conferencias para miúdos curiosos, sobre racismo, designadamente o mapa ao contrário, o jogos advinha de onde venho, quantas raças existem?, etc. 5- Caminhos para se pensar a diferença na escola: Abordagem inclusiva da prática da FcC: “Pensar é fazer parte “ ? Apresentação de aplicação da metodologia da FcC, em contextos comunitários (bairro da Cova da Moura e Ilhas de Cabo Verde) Exercício de tomada de consciência acerca das nossas ideias feitas, enraizadas num ponto de vista único ou numa cultura única.
Metodologias
Os conteúdos não serão apresentados de forma linear, mas sim, de forma articulada com a participação dos formandos, através dos métodos demonstrativo e interativo. As sessões serão sempre teórico-práticas, privilegiando-se, contudo, a componente prática: - Recorrendo à metodologia da FcC, a estratégias e abordagens consensuais, alinhadas com as recomendações da UNESCO, tais como o diálogo participativo e colaborativo, o espírito crítico e a escuta do outro. - Recorrendo à arte e à cultura para se desenvolver e enriquecer os exercícios reflexivos, questionar e dialogar com o mundo e os outros de diferentes maneiras e desenvolver o sentimento de pertença a uma comunidade. - Procurando novos caminhos para apoiar as crianças na construção da sua resiliência, designadamente, partindo de narrativas acerca de experiências de vida para uma reflexão sobre o ser humano e a co construção de novos sentidos para a vida.
Avaliação
A avaliação dos formandos é feita de modo contínuo, com base na participação nas sessões, incidindo sobre o processo de trabalho e sobre os produtos que dele decorrem (relatórios reflexivos, organização e condução de sessões práticas) e que revelam a consolidação dos conteúdos abordados, evidenciando a aplicação em contexto das temáticas e metodologias trabalhadas durante a formação. Os/As formandos/as serão avaliados utilizando a escala de 1 a 10 valores, conforme estipulado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, recorrendo aos parâmetros de avaliação estabelecidos pelo CFAE e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.
Modelo
JELLOUN Ben Tahar, Le racisme expliqué à ma fille, Editions du Seuil, 2004 KOHAN Walter, OLARIETA Beatriz F. (orgs.), A Escola Pública aposta no Pensamento. Belo Horizonte: Autêntica, 2012 MORO Marie Rose, Enfants d´ici venus d´ailleurs. Paris: La Découverte, 2002 READ, H., Educação pela Arte. Lisboa: Edições 70, 1982 TOVE Skutnabb-Kangas, Language: A Right and a Resource. Approaching Linguistic Human Rights. Linguistic Society of America, vol.77, number 3 pp 640-641, 2001
Anexo(s)
Observações
PASTA - Nº 21-2020 Separador 6
Formador
Rita Pedro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 13-02-2020 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:15 | 3:15 | Online síncrona |
2 | 27-10-2020 (Terça-feira) | 17:00 - 20:15 | 3:15 | Presencial |
3 | 29-10-2020 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 10-11-2020 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 12-11-2020 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online assíncrona |
6 | 17-11-2020 (Terça-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online síncrona |
7 | 24-11-2020 (Terça-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Presencial |
8 | 10-12-2020 (Quinta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
9 | 17-12-2020 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |