CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE RUBRICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO (DE E PARA AS APRENDIZAGENS) turma T2
Apresentação
No atual contexto de implementação do projeto do “Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA)” urge capacitar os docentes na operacionalização da avaliação pedagógica de e para as aprendizagens com recurso a rubricas como meio de efetivar uma avaliação criterial focada nas aprendizagens dos alunos. As rubricas de avaliação são procedimentos que visam apoiar a avaliação de uma grande diversidade de produções e desempenhos dos alunos e simultaneamente são excelentes auxiliares para ajudarem quer os alunos, quer os professores a avaliar a qualidade do que é necessário aprender e saber fazer.
Destinatários
Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Conteúdos
• Avaliação pedagógica - Natureza e fundamentos da avaliação (Projeto MAIA) • Enquadramento normativo • Rubricas de avaliação • Critérios de avaliação e descritores/níveis de desempenho • Construção de rubricas e utilização em contextos de aprendizagem diferenciados e diversificados
Observações
Pasta 27 ACD Separador 7 T2 Pasta 27 ACD Separador 6 T1
Formador
Mafalda Cristina Gomes Sousa Guerreiro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 20-10-2021 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |