182

1, 2, 3… Uma Palavra de Cada Vez turma T1

Apresentação

Em educação inclusiva, o terapeuta da fala assume particular relevância dada a estreita relação das competências comunicativas e linguísticas, com a aprendizagem e a interação social. Esta ação pretende apresentar o plano de ação “1, 2, 3, Uma Palavra de Cada Vez” centrado no desenvolvimento de atividades no âmbito da prevenção, avaliação e tratamento das perturbações da comunicação, compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, no seu estreito relacionamento com a promoção do sucesso dos alunos nos processos de iniciação da leitura e da escrita. Preconiza-se o trabalho em equipa onde todos os intervenientes, na sua especificidade, se complementam de forma a desenvolver uma perspetiva holística do aluno e a delinear e implementar abordagens e metas comuns.

Destinatários

Professores da Educação Especial;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores da Educação Especial;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores da Educação Especial;.

Conteúdos

Linguagem (expressão e compreensão) Consciência Fonológica Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita Provas de rastreio formais e informais Programas de intervenção

Anexo(s)

Observações

Pasta 27 ACD Separador 1

Formador

Ana Cristina Nogueira Tendinha

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-11-2021 (Segunda-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
Início: 08-11-2021
Fim: 08-11-2021
Acreditação: Registo 152 CD nº32 10.12.2021
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Biblioteca da EBI/JI JCM – Agrupamento de Escolas Professor