18

EDUCAR PARA AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS turma T1

Apresentação

Tendo o Acordo de Paris imposto sobre o clima uma diminuição das emissões de CO2 da economia global para a segunda metade do século XXI, é imperioso uma alteração do modelo económico, cada vez mais direcionado para a sustentabilidade das sociedades. Assim, a educação para as alterações climáticas constitui hoje uma importante e poderosa ferramenta na mudança de comportamentos capazes de contribuir para a mitigação das mesmas.

Destinatários

Professores dos grupos 230, 420, 510, 520

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 230, 420, 510, 520. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 230, 420, 510, 520.

Objetivos

1. Competências sobre o tema “Alterações climáticas”; 2. Competências para a integração curricular de atividades de natureza prática e interdisciplinar no âmbito das alterações climáticas; 3. Aumento do conhecimento pedagógico e didático que permita desenvolver a temática de forma inovadora, motivando os alunos para a aprendizagem das ciências; 4. Competências de compreensão do conceito de mitigação, realçando a sua importância no contexto das alterações climáticas; 5. Capacidades de desenvolver nos alunos ferramentas no âmbito das adaptações às alterações climáticas; 6. Competências de educação para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política; 7. Incentivo à reflexão e ao debate sobre o tema “Alterações climáticas”.

Conteúdos

1. Abordagem dos conceitos básicos sobre alterações climáticas 1.1. As contribuições humanas para o aquecimento global; 1.2. As principais alterações registadas no clima desde a revolução industrial; 1.3. Os cenários previstos atendendo às principais tendências climáticas; 2. Os impactos das alterações climáticas 2.1. Os impactos negativos das alterações climáticas sobre o planeta, os ecossistemas e a população; 3. A mitigação das alterações climáticas 3.1. Conceito de mitigação; 3.2. Estratégias de redução da emissão de gases de estufa pelos diferentes setores de atividade económica e medidas de mitigação; 4. A adaptação para as alterações climáticas 4.1. A vulnerabilidade dos ecossistemas face às alterações climáticas; 4.2. Soluções de adaptação para as alterações climáticas.

Metodologias

a) Conhecimento dos conceitos básicos sobre alterações climáticas; b) Inferir do contributo humano para as alterações climáticas; c) Desconstruir o conceito de mitigação; d) Refletir sobre a vulnerabilidade dos ecossistemas face às mudanças do clima; e) Partilha da implementação dos instrumentos resultantes do trabalho cooperativo e colaborativo dos alunos em torno das adaptações para as alterações climáticas. Na última sessão será analisado o trabalho realizado e será feita a avaliação da ação.

Avaliação

Os formandos/participantes serão avaliados: - Participação dos formandos; - Relatório individual do formando; A avaliação dos formandos será feita de uma forma quantitativa, numa escala de 1 a 10 e tendo em conta o disposto na Circular CCPFC-3/2007, bem como o constante do Dec.-Lei nº 15/2007, de 19 de janeiro, no que se refere ao sistema de avaliação e classificação dos docentes.

Bibliografia

Wagner, G e Weitzman, M. (2016) - Choque climático: as consequências económicas de um planeta mais quente – Bertrand, Lisboa Camargo, J. (2018) – Manual de combate às alterações climáticas, Parsifal PT, Lisboa Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Algarve (2019) Decreto-Lei n.º 55/2018 de 6 de julho

Anexo(s)

Observações

PASTA - Nº 21-2020 Separador 4 Turma 1

O 1º encontro terá lugar na próxima 4ª feira (07-10-2020) pelas 17h na Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, em Olhão (em sala a indicar no próprio dia na portaria da escola).

Formador

Óscar Emanuel Ribeiro Baptista

Carlos Manuel Canas Martins

Emanuel Fernandes Bettencourt dos Santos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-10-2020 (Quarta-feira) 17:00 - 19:00 2:00 presencial
2 21-10-2020 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 presencial
3 11-11-2020 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 presencial
4 18-11-2020 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 presencial
5 02-12-2020 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 presencial
6 09-12-2020 (Quarta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 presencial
Início: 07-10-2020
Fim: 14-12-2020
Acreditação: CCPFC/ACC-107421/20
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO LOPES