EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: TRANSIÇÕES DO PRÉ-ESCOLAR AO 1º CICLO turma T1
Apresentação
As crianças desenvolvem inúmeros conceitos matemáticos, pelo menos de forma intuitiva, mesmo antes do seu ingresso na escola. Muitas crianças na idade pré-escolar possuem um substancial conhecimento informal da Matemática. No Ensino Básico, as aprendizagens realizadas pelas crianças, em termos do que aprendem e como aprendem, têm uma importância determinante no desenvolvimento das capacidades matemáticas fundamentais para o resto da escolaridade e para a vida futura. O Jardim de Infância e posteriormente a escola, devem incentivar a organização de contextos ricos e diferenciados, tendo em conta a diversidade cultural das suas crianças, disponibilizando materiais e espaços físicos adequados. Nesse sentido, o docente deverá promover situações que permitam a cada criança resolver problemas do seu quotidiano construindo, jogando, manipulando materiais, expressando ideias, dialogando e interagindo com os seus pares e os adultos, através de ideias (matemáticas ou não) e da aquisição de conceitos que lhe assegurem uma progressão confiante na aprendizagem matemática. A Matemática na Educação Pré-escolar e nos primeiros anos do 1º Ciclo, não surge isoladamente como um conteúdo a ensinar às crianças, surge na interação do quotidiano, na relação com materiais e, na procura de registos informais de comunicação e expressão. Assim, este curso pretende, promover a análise e reflexão, sobre as práticas educativas dos educadores de infância e professores dos do 1º Ciclo, valorizando o desenvolvimento das suas práticas profissionais interligando-as, num equilíbrio entre as mudanças que terão de ser introduzidas e na estruturação de estratégias que se consideram facilitadoras da transição e da continuidade entre estes dois níveis.
Destinatários
Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;.
Objetivos
Aprofundar o conhecimento matemático, didático e curricular para o processo de ensino-aprendizagem na Educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico. • Selecionar/construir/adaptar materiais a usar em contexto de Jardim de Infância e no 1º ciclo tendo subjacentes as ideias transversais e estruturantes potenciando as transições e continuidades. • Valorizar a análise das realizações e produções dos crianças, de forma colaborativa e sistemática. • Partilhar e favorecer a realização de experiências de desenvolvimento curricular em Matemática, promovendo a reflexão entre Educadores de Infância e professores do 1ºceb • Refletir de forma sistemática sobre as práticas de ensino e aprendizagem e sobre as potencialidades do trabalho colaborativo enquanto prática profissional dos professores
Conteúdos
Transições: continuidades e descontinuidades, sendo este o tema norteador e aglutinador no horizonte deste curso. • Ambientes Educativos e suas Conexões: elemento estruturante da atividade pedagógica. • Planeamento e Avaliação em Educação Matemática, como atos interdependentes e que são revisitados ao longo da exploração dos diferentes temas. • Desenvolvimento do sentido do Número e as conexões com os restantes temas, da Visualização e as suas conexões e do sentido de Medida e as suas conexões.
Metodologias
As sessões são teórico-práticas estando organizadas do seguinte modo: • Uma primeira parte teórica (em diálogo constante com os formandos) de exposição de conceitos e exemplos de boas práticas tendo sempre presente a articulação entre o Pré-Escolar e o 1ºCiclo. • A segunda parte será constituída por uma componente prática de elaboração de planificações, atividades, recursos e/ou sínteses reflexivas de aplicação sobre as práticas pedagógicas. As sessões assincronas são dedicadas à realização de leituras, reflexões e execução de tarefas orientadas de aplicação dos conteúdos
Avaliação
Os formandos serão avaliados de acordo com as cartas circulares 3/2007 e 1/2008 do CCPFC, numa escala de 1-10, em que serão considerados: a qualidade da participação e as atividades pedagógicas e as reflexões individuais de natureza pedagógica, realizadas em cada sessão com base na temática apresentada e discussão subsequente e a qualidade do trabalho final e sua apresentação.
Bibliografia
Alves, G. S. e Sampaio, F. F. (2010). O modelo do desenvolvimento do pensamento geométrico de van Hiele e possíveis contribuições da geometria dinâmica. Revista de Sistemas de Informação da FSMA, 5, 69-76. Brocardo, J.; Serrazina, L.; Rocha, I. (2008). O Sentido Do Número: reflexões que entrecruzam teoria e prática. Escolar Editora. Lisboa e Porto, 2008. Aprendizagens Essenciais - Ensino Básico. As Aprendizagens Essenciais (AE) Serrazina, L. & Oliveira, I. (s/d). Trajetórias de aprendizagem e ensinar para a compreensão. (pp.43,59). http://www.apm.pt/files/127552_Texto_3_- Silva, I.L; Marques, Mata; Rosa (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE). Diretor-Geral da Educação Editorial do Ministério da Educação e Ciência.
Anexo(s)
Observações
PASTA - Nº 25-2022 Separador 9
13 e 27 de janeiro 3 (assíncrona),10,17 (assíncrona)e 24 de fevereiro 3 (assíncrona),10,17 (assíncrona),24 e 31 de março (assíncrona) 7 de abril
Formador
Ana Maria Campos Mendes
Nadia Diogo Ferreira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 13-01-2022 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 27-01-2022 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
3 | 03-02-2022 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online assíncrona |
4 | 10-02-2022 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
5 | 17-02-2022 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online assíncrona |
6 | 24-02-2022 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
7 | 03-03-2022 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online assíncrona |
8 | 10-03-2022 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
9 | 17-03-2022 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online assíncrona |
10 | 24-03-2022 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
11 | 31-03-2022 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online assíncrona |
12 | 07-04-2022 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |