172

PADEL NO DESPORTO ESCOLAR-NÍVEL 1 turma T2

Apresentação

O Padel faz recurso a um conjunto de técnicas, mas com grande relevância relativamente aos skills básicos que poderão ser transferidos para muitas outras práticas desportivas. A Federação Portuguesa de Padel tem vindo a implementar um alargado programa a nível Nacional, Padel Escolar, em protocolo com a Direção-Geral de Educação, sendo um dos pilares de desenvolvimento a Formação de Professores.

Destinatários

Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620.

Objetivos

Proporcionar aos professores um instrumento pedagógico de grande valor, assegurando conhecimentos específicos da modalidade, para garantir uma lecionação com qualidade tanto a nível das aulas curriculares de Educação Física, bem como no Desporto Escolar Pretende-se assim que os Professores: Conheçam as regras básicas do Padel; Identifiquem a terminologia específica; Conheçam os gestos técnicos específicos de base; Conhecer os princípios do jogo; diferenciando as zonas e ops princípios táticos inerentes a cada uma delas; Conhecer formas jogadas simplificadas, conhecendo metodologias específicas para o ensino e treino da modalidade nos escalões mais jovens; Dominar as movimentações específicas básicas do jogo formal.

Conteúdos

- Enquadramento Geral (2h) o Enquadramento do aparecimento da modalidade o História da Modalidade no Mundo o História da modalidade em Portugal • Caraterização do jogo • Principais regras do Jogo • Terminologia específica • O projeto do Padel Escolar - Introdução à Metodologia de Ensino(16h) . Progressões de ensino para as principais técnicas e respectivas componentes tácticas específicas. . Posição de Espera . Gesto Técnico da Direita . Gesto Técnico de esquerda . Gesto Técnico do Serviço . O Balão . Os ressaltos na Parede . Gesto Técnico do Voley de Direita . Gesto Técnico de Voley de Esquerda . Gesto Técnico da Bandeja - Conhecer os princípios do Jogo (3h) . Situações defensivas . Situações ofensivas . Situações de Jogo - Ética e Valores no Padel na perspectiva do: (4h) . Praticante . Professor . Encarregado de Educação . Código Ética Desportiva . Cartão Branco- FairPlay

Metodologias

As atividades previstas terão um caráter presencial, em sessões teóricas e práticas num total de 25 horas de duração. As atividades terão um carater predominantemente prático, com 19 horas previstas para esta componente e 6 horas previstas para uma componente teórica (expositiva/demonstrativa) Nas sessões práticas serão utilizadas os materiais próprios e específicos da modalidade (cesto e bolas) enquanto que a componente teórica recorrerá a conteúdos multimédia para melhor abordar a temática

Avaliação

A avaliação é continua, incide sobre o desenvolvimento das competências do formando ao longo da duração do curso tendo por base a participação, o empenho nas sessões e o trabalho final elaborado pelos formandos. Relatório/ ficha individual abarcando as matérias lecionadas na ação. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho nº4594/2015 de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais de avaliação contínua.

Bibliografia

Manual do Treinador de Padel-nivel 1 Documentos e conteúdos da Federação Internacional de Padel -http://www.padelfip.com Documentos de conteúdos do site da Federação Portuguesa de Padel - www.fppadel.pt Documento do PNED-Plano Nacional da Ética Desportiva- www.pned.pt

Anexo(s)

Observações

PASTA - Nº 20-2020 Separador 6 Turma 1 PASTA - Nº 25-2022 Separador 11 Turma 2 Critérios de Seleção Prioridade 1. Professores responsáveis por grupo/equipa de Padel das DSRs do Alentejo e Algarve Prioridade 2. Professores que realizaram a ação de curta duração de Padel. Prioridade 3. Ordem de inscrição. Plataforma Zoom

Critérios de Seleção Prioridade 1. Professores responsáveis por grupo/equipa de Padel das DSRs do Alentejo e Algarve Prioridade 2. Professores que realizaram a ação de curta duração de Padel. Prioridade 3. Ordem de inscrição

Formador

Paulo Jorge Sequeira Sanches

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-10-2021 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
2 09-10-2021 (Sábado) 10:00 - 13:00 3:00 Online síncrona
3 11-10-2021 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online assíncrona
4 12-10-2021 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online assíncrona
5 13-10-2021 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
6 14-10-2021 (Quinta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online assíncrona
7 15-10-2021 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
8 16-10-2021 (Sábado) 10:00 - 13:00 3:00 Online síncrona
9 16-10-2021 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Online assíncrona
Início: 08-10-2021
Fim: 16-10-2021
Acreditação: CCPFC/ACC-107124/20
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: ZOOM