17

O PROJETO DE LEITURA: APROVEITAMENTO DA RIQUEZA CURRICULAR DE UM PARENTE POBRE. ESTRATÉGIAS DE IMPLEMENTAÇÃO EM CONCEITO DE SALA DE AULA INVERTIDA turma T1

Apresentação

Nos Programas de Português dos Ensinos Básico e Secundário é transversal o Projeto de Leitura não apenas enquanto elemento de ligação com a Educação Literária e a Leitura, mas também permitindo a articulação com a Oralidade e com a Escrita, mediante atividades destes domínios. O paradigma dos textos de complexidade crescente, associado à progressão nos próprios géneros nos vários Domínios, é um princípio fundamental dos Programas de Português. Deste modo, no Projeto de Leitura deseja-se esta complexidade e progressão, associadas ao desejável diálogo entre culturas, acrescentando o contacto com textos em português ou traduzidos para português. Conduzir o aluno a uma seleção adequada de obras/ textos, à descoberta dos seus gostos enquanto leitor, ao ultrapassar de dificuldades de leitura, enquanto sujeito dinamizador do seu crescimento como leitor, apreciador e crítico: este é o enquadramento em que se pretende implementar a presente ação, na modalidade de Círculo de Estudos.

Destinatários

Professores dos Grupos 200, 210 e 300

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210 e 300. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210 e 300.

Objetivos

Incentivar o desenvolvimento de procedimentos tendentes à necessidade de adequar as práticas pedagógicas ao desenvolvimento do Projeto de Leitura do aluno; • Desenvolver a reflexão sobre a pertinência do projeto de leitura enquanto elemento aglutinador do desenvolvimento de aprendizagens e de atividades nos vários domínios do Programa; • Incrementar o conceito de sala de aula invertida para levar o aluno à implementação do seu projeto de leitura.

Conteúdos

1. Desenvolvimento de procedimentos tendentes à necessidade de adequar as práticas pedagógicas ao desenvolvimento do Projeto de Leitura do aluno: a. Contextualização: o O Projeto de Leitura nos documentos orientadores dos ciclos de ensino; o Projeto de Leitura: objetivos; obras constantes nos Programas e sua adequação; o O Plano Nacional de Leitura enquanto elemento orientador do Projeto de Leitura nos diferentes ciclos de ensino; 2. Reflexão sobre a pertinência do Projeto de Leitura enquanto elemento aglutinador do desenvolvimento de aprendizagens e de atividades nos vários domínios do Programa: a. Domínios dos Programas: como usar o Projeto de Leitura para desenvolver os vários domínios dos Programas; b. Alguns sites, artigos, webinars, etc, sobre a importância de um Projeto de Leitura; 3. Incrementar o conceito de sala de aula invertida para levar o aluno à implementação do seu Projeto de Leitura.: a. A “flipped classroom” ou conceito de sala de aula invertida: o Apresentações sobre o conceito; o Aplicação para a construção de um Projeto de Leitura individualizado de cada aluno: criação de estratégias, atividades e materiais orientadores das várias tarefas, uso de plataformas (“Google Classroom”); o Sugestões para apresentações do projeto de cada aluno: da planificação, à execução e ao produto.

Metodologias

adequar as práticas pedagógicas ao desenvolvimento do Projeto de Leitura do aluno: o Contextualização;  Reflexão sobre a pertinência do Projeto de Leitura enquanto elemento aglutinador do desenvolvimento de aprendizagens e de atividades nos vários domínios do Programa: o Domínios dos Programas: como usar o Projeto de Leitura para desenvolver os vários domínios dos Programas;  Incrementar o conceito de sala de aula invertida para levar o aluno à implementação do seu Projeto de Leitura.: o A “flipped classroom” ou conceito de sala de aula invertida: • Apresentações sobre o conceito.  Apresentação do trabalho desenvolvido e exemplos de planificação de projetos de leitura dos alunos.

Avaliação

Participação: (25%) – Nas tarefas de realização presencial conjunta, assiduidade e pontualidade. Produtividade: (60%) – Qualidade dos materiais concretos para intervenção; Aplicabilidade dos mesmos nas práticas/aplicação de novos meios processuais ou técnicos/produção em contexto; - Reflexão crítica/introdução de ajustamentos. Socialização: (15%) – Partilha, cooperação/relacionamento interpessoal e prestação e integração de feedback

Modelo

A avaliação da ação desenvolver-se-á nas modalidades de avaliação interna (da responsabilidade do próprio grupo de formação e expressa num questionário elaborado pelo Centro) e externa (a cargo da Comissão Pedagógica do Centro, sob proposta conjunta do Consultor de Formação e do Diretor do Centro).

Bibliografia

Helena C. Buescu, Luís C. Maia, Maria Graciete Silva, Maria Regina Rocha. Programa e Metas Curriculares de Português (Ensino Secundário), maio de 2015. - Despacho n.º 8476-A/2018 , de 31 de agosto: “Aprendizagens Essenciais (AE) referentes ao Ensino Secundário”. - https://run.unl.pt/bitstream/10362/18465/1/Tese%20M.%20Isabel%20Vilar.pdf - http://pnl2027.gov.pt/np4/acoes?cat=estudos - Despacho n.º 8476-A/2018 , de 31 de agosto: “Aprendizagens Essenciais (AE) referentes ao Ensino Secundário”.

Anexo(s)

Observações

PASTA - Nº 22-2020 Separador 1

Formador

Eurídice Maria Carvalho Gonçalves

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-10-2020 (Sexta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 presencial
2 21-10-2020 (Quarta-feira) 15:30 - 18:30 3:00 presencial
3 27-11-2020 (Sexta-feira) 17:30 - 20:15 2:45 Presencial
4 21-01-2021 (Quinta-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Online síncrona
Início: 09-10-2020
Fim: 21-01-2021
Acreditação: CCPFC/ACC-108349/20
Modalidade: Círculo
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 19 h
Local: ESCOLA SECUNDÁRIA JOÃO DE DEUS