CRITÉRIOS E PRINCÍPIOS ORIENTADORES DA AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA turma T1
Apresentação
A avaliação, a aprendizagem e o ensino são três processos pedagógicos incontornáveis e fundamentais que devem ser devidamente compreendidos por todos os intervenientes nos sistemas educativos. A avaliação, em qualquer nível de ensino, só fará real sentido se estiver fortemente articulada, ou mesmo integrada, com o ensino e com a aprendizagem. Ou seja, a avaliação deve acompanhar todas as práticas pedagógicas e, em particular, os processos de ensino para que estes possam ser contínua e sistematicamente regulados e melhorados. (Fernandes, 2019c). Tendo em conta as necessidades e interesse revelados pelo docentes do Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, no âmbito na avaliação pedagógica e de modo a dar continuidade à implementação do Projeto de Intervenção, elaborado no âmbito do Projeto MAIA, e do Sistema de Avaliação e Classificação, foi organizada uma ACD sobre a temática em questão.
Destinatários
Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Conteúdos
Conteúdos da ação: - Natureza, fundamentos e princípios da avaliação pedagógica; - Avaliação formativa e avaliação sumativa; - Feedback e recolha de dados; - Critérios de avaliação e de classificação; - Princípios orientadores de avaliação e de classificação do AETC.
Anexo(s)
Observações
Pasta 26 ACD Separador 11
Formador
Helena Sofia Machado dos Santos
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 16-11-2021 (Terça-feira) | 15:30 - 18:30 | 3:00 | Online síncrona |