16

AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA – FUNDAMENTOS E OPERACIONALIZAÇÃO turma T1

Apresentação

A avaliação, a aprendizagem e o ensino são três processos pedagógicos incontornáveis e fundamentais que devem ser devidamente compreendidos por todos os intervenientes nos sistemas educativos. A avaliação, em qualquer nível de ensino, só fará real sentido se estiver fortemente articulada, ou mesmo integrada, com o ensino e com a aprendizagem. Ou seja, a avaliação deve acompanhar todas as práticas pedagógicas e, em particular, os processos de ensino para que estes possam ser contínua e sistematicamente regulados e melhorados. (Fernandes, 2019c). A publicação do Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho, consagra mudanças significativas ao nível do currículo, assumindo um dos seus princípios orientadores: a “afirmação da avaliação das aprendizagens como parte integrante da gestão do currículo enquanto instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens”. A avaliação não pode ser encarada como um processo isolado ou desligado do currículo e do desenvolvimento curricular.

Destinatários

EXCLUSIVA A PROFESSORES DO AGRUPAMENTO TOMÁS CABREIRA - Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Professores do Ensino Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de EXCLUSIVA A PROFESSORES DO AGRUPAMENTO TOMÁS CABREIRA - Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Professores do Ensino Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Contribuir para o desenvolvimento de competências e conhecimentos no domínio da avaliação pedagógica; - Capacitar os docentes a desenvolver as suas competências de reflexão e de intervenção, em termos de planeamento, de organização do trabalho de aprendizagem em sala de aula e de avaliação dos conhecimentos, das capacidades e das atitudes dos estudantes; - Incrementar práticas colaborativas e cooperativas para a operacionalização do projeto de intervenção; - Promover a articulação interdisciplinar e o trabalho de colaboração entre docentes pertencentes a grupos disciplinares e níveis de escolaridade distintos; - Conceber, construir e operacionalizar metodologias e processos com vista a desenvolver as ações, no âmbito da avaliação pedagógica, delineadas no projeto de intervenção; - Permitir a troca de materiais e experiências, o esclarecimento de dúvidas e a geração de ideias de natureza pedagógica e didática; - Reformular planificações e critérios de avaliação e diversificar processos de recolha de informação

Conteúdos

- Apresentação do projeto de intervenção; - Enquadramento curricular; - Esclarecimento sobre os conceitos: avaliação pedagógica; avaliação formativa e avaliação sumativa; feedback, aprendizagens essenciais, critérios de avaliação, descritores de níveis de desempenho e de standards, rubricas e processos de recolha de informação; - Revisão, reajustamento e reformulação das práticas de avaliação pedagógica tendo em atenção os princípios da avaliação formativa; - Promoção do trabalho colaborativo e cooperativo para a operacionalização das ações delineadas no projeto de intervenção.

Metodologias

Neste âmbito, será efetuada a apresentação do projeto de intervenção. Em seguida os formandos desenvolverão, através do trabalho colaborativo e cooperativo, com o devido enquadramento teórico, a construção e/ou reformulação de materiais para a implementação em contexto real de aprendizagem, as ações delineadas no projeto de intervenção. Assim como a reflexão crítica sobre os resultados obtidos e as mudanças que deverão ser adotadas. Estas sessões serão realizadas em contexto real de aprendizagem com o desenvolvimento e a aplicação das ações delineadas no projeto. Elaboração de portefólio de evidências do trabalho realizado.

Avaliação

Participação: (25%) -- Nas tarefas de realização presencial conjunta Produtividade: (60%) - Qualidade dos materiais concretos para intervenção; - Aplicabilidade dos mesmos nas práticas/aplicação de novos meios processuais ou técnicos/produção em contexto; - Reflexão crítica/introdução de ajustamentos. Socialização: (15%) - Partilha, cooperação/relacionamento interpessoal e prestação e integração de feedback. Portefólio individual ou de grupo com os materiais produzidos (suporte de papel ou objetos didáticos produzidos ou informático).

Bibliografia

Fernandes, D. (2019c). Para uma Fundamentação e Melhoria das práticas de Avaliação Pedagógica. Texto de apoio à formação MAIA. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Direção Geral de Educação do Ministério da Educação. Fernandes, D. (2020b). Diversificação dos Processos de Recolha de Informação (Dois Exemplos). Folha de apoio à formação MAIA. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Direção Geral de Educação do Ministério da Educação. Fernandes, D. (2020c). Rubricas de Avaliação. Folha de apoio à formação MAIA. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Direção Geral de Educação do Ministério da Educação Fernandes, D. (2020d). Critérios de Avaliação. Texto de apoio à formação MAIA. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Direção Geral de Educação do Ministério da Educação Machado, E.A. (2020b). Participação dos Alunos nos Processos de Avaliação. Folha de apoio à formação MAIA. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Direção Geral de Educação do Ministério da Educação.

Anexo(s)

Observações

PASTA - Nº 23-2021 Separador 4 Turma 1 PASTA - Nº 25-2022 Separador 14 Turma 3

Formador

Helena Sofia Machado dos Santos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 30-09-2020 (Quarta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
2 15-10-2020 (Quinta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
3 29-10-2020 (Quinta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
4 11-11-2020 (Quarta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
5 25-11-2020 (Quarta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
6 09-12-2020 (Quarta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
7 13-01-2021 (Quarta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
8 27-01-2021 (Quarta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
9 17-02-2021 (Quarta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
10 24-02-2021 (Quarta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
Início: 30-09-2020
Fim: 24-02-2021
Acreditação: CCPFC/ACC-108540/20
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: ESCOLA JOAQUIM MAGALHÃES