METODOLOGIAS E RECURSOS PARA PROMOVER AS LITERACIAS DIGITAIS turma T1
Apresentação
A OCDE incentiva a repensar a educação numa perspetiva de mudança e a necessidade de continuar a garantir uma educação de qualidade. Para enfrentar os desafios contemporâneos é preciso uma abordagem holística que responda às necessidades de aprendizagem, problemas sociais e emocionais dos alunos e seja uma oportunidade para experimentar e imaginar novos modelos de educação e novas maneiras de conduzir o processo educativo presencial e on-line. Sabemos como a formação contínua de professores é um elemento chave para o êxito do sistema educativo. Vivemos numa sociedade altamente informatizada, por isso há necessidade de investimento na formação docente direcionada para as literacias digitais e integração pedagógica da tecnologia. Com esta formação pretendemos oferecer oportunidades para fomentar nos participantes o desenvolvimento profissional e aproximá-los de metodologias emergentes para trabalho interdisciplinar e inovação pedagógica. Serão apresentados projetos de aprendizagem para ambientes colaborativos e aplicáveis a diferentes modalidades, facilitadores da transformação digital da educação. O PNL2027 apoia e fomenta esta formação, que se alinha com as suas prioridades de capacitação para a leitura, a escrita e as literacias digitais, enquanto base transversal de competências comum a todas as áreas do conhecimento.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Grupo 910
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Grupo 910. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Melhorar a formação dos participantes através da conceção de projetos de aprendizagem para trabalho interdisciplinar ou por áreas; • Fomentar as competências digitais e metodológicas dos participantes; • Promover dinâmicas de reflexão através de análises críticas de práticas educacionais e desenho de ações educativas inovadoras; • Favorecer a utilização crítica das TIC como ferramentas transversais ao currículo; • Interagir com outros docentes através da construção de uma comunidade de prática em torno das literacias digitais; • Fomentar a leitura do currículo partindo da lógica da ação e não apenas do conteúdo; • Divulgar o trabalho dos participantes e das suas instituições no Website e nas redes sociais do PNL2027.
Conteúdos
Módulo 1: Mobile Learning: desafios e oportunidades (5h síncronas + 1h assíncrona para reflexão e interação em Fórum) Metodologia - Utilização do método expositivo na apresentação da estrutura dos conteúdos Módulo 2: Aprendizagem Baseada em Projetos e/ou Problemas: benefícios e recursos (4h síncronas + 2 assíncronas para conceber e estruturar uma Webquest) Metodologia: Discussão e debate sobre as principais diferenças e desafios das abordagens metodológicas emergentes Módulo 3: Aprendizagem Baseada em Jogos e Gamificação (4h síncronas + 2h assíncronas para experimentar e melhorar uma atividade gamificada) Metodologia: Intervenção permanente dos participantes, com questões pertinentes relativas às matérias teóricas ou práticas Módulo 4: Aprendizagem Invertida para aumentar o envolvimento dos alunos (4h síncronas + 3h assíncronas para realizar atividades práticas (vídeo e áudio) e redigir relatório crítico) Metodologia: Utilização do método interrogativo na avaliação de questões/problemas e troca de experiências e construção de saberes teórico-práticos em grupo
Metodologias
A ação tem 25 horas (17h síncronas e 8h assíncronas). Sessões síncronas: Apresentação dos ambientes de apoio; Exploração dos conteúdos da ação; Análise/discussão/reflexão dos recursos criados e das estratégias e metodologias implementadas e avaliação dos resultados. Sessões assíncronas: M1. Realizar as leituras sugeridas, refletir sobre elas e partilhá-las nos fóruns criados; (1h) M2. Planificar atividade e construir conteúdos pedagógico-didáticos em formatos variados; (2h) M3. Experimentar as atividades planificadas e construídas; (2h) M4. Avaliar e reformular as atividades criadas e refletir sobre possível melhoria; (3h) A participação nas sessões síncronas será por videoconferência na plataforma Google Meet, o trabalho assíncrono de debate e criação de recursos é nas plataformas (Edmodo e Moodle) e com apoio à distância. As reflexões serão feitas em grande grupo. A avaliação incide sobre a participação nas sessões, nos fóruns e trabalho final.
Avaliação
Cada formando terá de elaborar um Diário de Aprendizagem com todos os recursos produzidos e um documento escrito individual sobre a ação, com opinião crítica sobre o valor da formação e a aplicação das aprendizagens em sala de aula. A avaliação final será contínua baseada nos seguintes itens gerais: - Participação nas sessões síncronas (atitudes, qualidade das intervenções e contributos) e sessões assíncronas reflexões nos fóruns e conceção de recursos (30%); - Diário de Aprendizagem e recursos pedagógicos produzidos e aplicação dos conteúdos (50%); - Relatório de reflexão crítica sobre a própria dinâmica de participação na formação (20%).
Modelo
A avaliação traduz-se numa classificação final quantitativa, na escala de 1 a 10, expressa através do referencial de menções qualitativas previstas na legislação em vigor. A aprovação no curso dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas síncronas e assíncronas da ação.
Bibliografia
Many, E., Guimarães, S. (2006). A Metodologia de Trabalho de Projecto. Areal Editores. Mattar, J. (2017). Metodologias ativas: para uma educação presencial, blended e a distância. São Paulo: Artesanato Educacional. Moura A. (2019). Estratégias de gamificação para envolver os alunos na aprendizagem de obras literárias. In Dias, Paulo; Moreira, Darlinda; Quintas-Mendes, António (Coord.), Inovar para a qualidade na educação digital. Lisboa: Universidade Aberta, pp. 63-76. Shengquan, Y., Mohamed, A., Avgoustos, T. (2017). Mobile and Ubiquitous Learning: An International Handbook. Singapore: Springer. Tourón, J., Santiago, R. (2015). El modelo Flipped Learning y el desarrollo del talento en la escuela. Revista de Educación, 368, pp. 196-231.
Anexo(s)
Observações
PASTA - Nº 25-2022 Separador 10
16/11, 23/11, 30/11. 07/12 e 14/12 síncronas 22/11,29/11,06/12 e 13/12 assíncronas
Formador
Adelina Moura
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 16-11-2021 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 23-11-2021 (Terça-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Online síncrona |
3 | 30-11-2021 (Terça-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Online síncrona |
4 | 03-12-2021 (Sexta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Online síncrona |
5 | 14-12-2021 (Terça-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Online síncrona |